sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Primeiro porta-contêineres do mundo movido a metanol é batizado como Laura Maersk


O primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a metanol vai chamar-se “Laura Mærsk”, revelou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, numa cerimónia no porto de Copenhagem nesta quarta, 14. Durante a cerimônia, a madrinha, a presidente von der Leyen, batizou o navio quebrando uma garrafa de champanhe na proa. Participaram da cerimônia, ainda, o presidente da Maersk, Robert Uggla, e o CEO da armadora, Vincent Clerc.

“O Laura Mærsk é um marco histórico para o transporte marítimo em todo o mundo. Mostra o espírito empreendedor que caracteriza a Maersk desde a fundação da empresa. Mais importante ainda, no entanto, este navio é uma prova muito real de que quando nós, como indústria, nos unimos através de esforços e parcerias intencionais, surge um caminho tangível e optimista para um futuro sustentável”, disse Clerc. “Este novo navio porta-contêineres ecológico é o avanço que precisávamos, mas ainda temos um longo caminho a percorrer antes de atingirmos emissões zero”, acrescentou.

Segundo o executivo, “Laura” é um nome de muito orgulho para a empresa, profundamente enraizado em alguns dos primeiros marcos inovadores da companhia marítima. Quando o capitão Peter Maersk Moller comprou seu primeiro navio a vapor em 1886, ele o chamou de “Laura”. Com a sua máquina a vapor, “Laura” foi um produto da segunda revolução industrial, pelo que o seu impacto na indústria naval foi significativo”, explicou.

Além disso, “Laura” foi o primeiro navio a exibir a estrela branca de sete pontas sobre fundo azul claro. Este símbolo mais tarde se tornaria o logotipo da Maersk. A companhia marítima tem o ambicioso objetivo de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040 e pretende transportar um mínimo de 25% da carga marítima utilizando combustíveis verdes até 2030.

Portanto, o navio alimentador de 2.100 TEU é um passo importante em direção ao longo prazo. objetivo de renovar gradualmente toda a frota da Maersk para operar exclusivamente com combustíveis verdes. A Maersk tem uma lista de 24 navios adicionais movidos a metanol encomendados, com entrega prevista entre 2024 e 2027, adiantou Clerc. Além disso, a armadora adotou uma política de encomendar apenas novos navios que tenham a opção de serem movidos a combustível verde, concluiu.

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