quinta-feira, 14 de setembro de 2023

MSC e cidade de Hamburgo fecham acordo para que o HHLA opere como empresa estratégica


 A cidade alemã de Hamburgo e a MSC assinaram um Memorando de Entendimento inculativo relativo a uma parceria estratégica relativa à Hamburger Hafen und Logistik Aktiengesellschaft (HHLA). A MSC propôs adquirir todas as ações A em circulação da HHLA (acrônimo alemão para Hamburg Port and Logistics Company) e anunciou sua intenção de lançar uma oferta pública de aquisição voluntária de US$ 1.690 por ação A (prêmio de 57% sobre o volume de 30 dias ponderado preço médio).

Desta forma, a HHLA será gerida como uma joint venture estratégica, na qual a cidade de Hamburgo terá uma participação de 50,1% e a MSC, em última análise, uma participação de 49,9%. O objetivo da parceria é estabelecer uma base sólida e bem financiada para o desenvolvimento futuro do HHLA e de todo o Porto de Hamburgo, tornando-o um centro central da rede globalmente conectada de serviços de contentores e cadeias logísticas da MSC.

Ao longo da parceria, a MSC aumentará substancialmente o seu volume de contentores nos terminais HHLA em Hamburgo, começando em 2025 e aumentando-o para pelo menos 1.000.000 TEUs anualmente a partir de 2031. Desta forma, a MSC estabelecerá a sua nova sede alemã em Hamburgo com várias centenas de contentores. funcionários.

Além disso, a MSC e a cidade de Hamburgo também concordam em comprometer-se com um plano de investimento a longo prazo que será desenvolvido em linha com a HHLA. A MSC adquire assim uma participação estratégica numa empresa líder de logística europeia, com uma rede de terminais de contentores em Hamburgo, Odessa, Tallinn e Trieste, excelentes ligações com o interior, a empresa ferroviária MetransS e centros intermodais bem conectados na Europa Central e Oriental.

A associação é estipulada por prazo indeterminado, com possibilidade de extinção após pelo menos 40 anos. Ambos os parceiros concordam que esta parceria está e deve permanecer aberta a todos os outros parceiros passados ​​e futuros do Porto de Hamburgo, HHLA e seus terminais.

Como próximo passo, a MSC redigirá o documento da oferta pública. O documento da oferta pública será submetido nas próximas quatro semanas para aprovação pelo Bundesanstalt für Finanzdienstleistungsaufsicht (BaFin), o que levará aproximadamente 10 dias úteis.

O documento da oferta será publicado imediatamente após a aprovação (previsto para a segunda quinzena de outubro). Durante o período de oferta subsequente de quatro semanas, que será seguido por um período obrigatório de duas semanas, os investidores poderão decidir se aceitam a oferta. O fechamento da oferta estará sujeito à aprovação regulatória e ao Parlamento da Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo. O acordo também permitirá à MSC expandir o seu catálogo de terminais.

Através da sua subsidiária Terminal Investments Limited (TiL), a MSC opera 70 terminais em todo o mundo, incluindo os de Antuérpia, Singapura e Roterdão. Para expandir ainda mais a sua presença global em terminais, a MSC adquiriu também a AGL (Africa Global Logistics), um fornecedor de logística com forte presença no continente africano, com soluções intermodais e 21 concessões portuárias.

Além da sua frota de 760 navios, a MSC está atualmente implementar[ndo um plano robusto de modernização da frota e espera receber mais de 90 novas construções nos próximos três anos, incluindo os navios da classe Celestino Maresca, com mais de 24.000 TEU, que são os mais eficientes em termos de combustível por design.

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