terça-feira, 5 de setembro de 2023

ONE, HMM, Yang Ming e CMA CGM ampliam suas frotas de porta-contêineres com encomendas de novos navios


A ONE e a HMM anunciaram que estão em “negociações iniciais” com uma lista de estaleiros para adquirir séries adicionais de grandes navios porta-contêineres. Além disso, há rumores de que a Yang Ming negocia a compra de um número não revelado de navios de médio porte entre 8.000 e 9.000 TEUs. Enquanto isso, a CMA CGM chegou a um acordo preliminar com a CSSC para adquirir uma nova série de oito porta-contêineres de cerca de 9.000 TEUs.

A expectativa do mercado é de que a ONE esteja interessada em um número desconhecido de navios porta-contêineres de 15.000 TEU, provavelmente do projeto Neopanamax. Diz-se que a companhia marítima está dividida entre encomendar navios de tonelagem convencional ou propulsão dupla de metanol e óleo combustível. Neste último caso, os barcos estariam preparados para se adaptarem facilmente aos combustíveis alternativos.

Por sua vez, a HMM sul-coreana está interessada numa série de navios de 16.000 TEU a serem construídos naquele país. No entanto, o projeto parece estar em espera, uma vez que a HMM provavelmente mudará de propriedade num futuro próximo. Em junho, a Yang Ming, de Taiwan, encomendou cinco navios porta-contêineres de 15 mil TEU para finalmente reabastecer sua carteira de pedidos. Após a entrega de seus últimos navios novos, há um ano, o portfólio da transportadora foi reduzido a zero.

No entanto, três meses depois, a especulações de que a companhia está “em negociações” para adquirir mais navios. Nesta ocasião, acredita-se que esteja em busca de um número não revelado de navios de médio porte, entre 8.000 e 9.000 TEUs. Fontes de corretagem sugerem que a Yang Ming está negociando com uma lista restrita de grandes estaleiros. Até agora não se sabe qual seria a opção de propulsão preferida.

Apesar das cinco encomendas de junho, a Yang Ming tem a menor carteira de encomendas das 10 principais transportadoras, com apenas 75 mil TEUs. Além disso, os novos navios fabricados pela Hyundai não se juntarão à Yang Ming até 2026. Acredita-se que a francesa CMA CGM tenha chegado a um acordo preliminar com o grupo chinês CSSC para a compra de uma nova série de oito navios porta-contêineres de 9.000 TEU.

Fontes da indústria descrevem os navios como de “propulsão dupla”, mas não se sabe se a companhia marítima procura capacidade adequada para GNL ou metanol. A mídia chinesa afirma que a Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (SWS) da CSSC é a favorita para o pedido. Dependendo das especificações, a CMA CGM deverá pagar entre 115 e 125 milhões de dólares por cada um dos navios da SWS, caso opte pela propulsão a metanol em vez de GNL.

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