terça-feira, 12 de setembro de 2023

CH. Robinson reduz emissões em 47% e alcança seu objetivo dois anos antes do previsto

A CH. Robinson iniciou sua jornada pela sustentabilidade há mais de duas décadas. As primeiras iniciativas da empresa desenvolveram-se naturalmente através dos seus negócios e foram lideradas por defensores da ação climática. Agora, a sua estratégia verde abrange toda a empresa a nível internacional.

Brittany Brama, gerente Sênior de Programas de Sustentabilidade da C.H. Robinson afirma que a sustentabilidade é fundamental para os valores e estratégia de negócios da empresa. Como um dos fornecedores de logística mais conectados do mundo, acredita que a empresa desempenha um papel fundamental na promoção de mudanças positivas para o meio ambiente.

"Nosso objetivo é reduzir o desperdício e aumentar a eficiência nas cadeias de abastecimento. Esses dois conceitos andam de mãos dadas. Trabalhamos todos os dias para reduzir o desperdício na cadeia de abastecimento de nossos clientes, transportadoras e operações", afirma.

Este ano, a C.H. Robinson alcançou um marco importante. A empresa reduziu suas emissões de Escopo 1 e Escopo 2 em 47%, superando a meta de dois anos antes. Há cinco anos, a empresa estabeleceu uma meta de reduzir as emissões dos seus próprios escritórios e armazéns em 40% até 2025, em comparação com uma base de referência de 2018.

“Temos o orgulho de anunciar que reduzimos nossas emissões em 47%, atingindo e superando nossa meta dois anos antes do previsto. Sabemos que nosso trabalho não para por aqui e estamos atualmente avaliando qual será o próximo passo para que possamos construir com base em nossos objetivos e progresso", diz Brama.  

Em julho de 2023, a empresa lançou um programa piloto de combustíveis alternativos para acelerar a descarbonização na cadeia de abastecimento. Este programa é baseado na metodologia book-and-claim, liderada pelo Smart Freight Center e pelo Fórum Econômico Mundial e apoiada por C.H. Robinson e uma coalizão de líderes da indústria.

Os participantes do programa contribuem para a utilização garantida de combustíveis sustentáveis, ajudando a reduzir as suas emissões absolutas à medida que trabalham para atingir os seus objetivos de sustentabilidade. Este esforço é auditado para garantir uma cadeia de custódia transparente e armazenado numa plataforma blockchain para garantir o mais alto nível de credibilidade.

"Muitos dos nossos clientes partilham o nosso compromisso com a sustentabilidade e estão ansiosos por reduzir ainda mais as emissões. Os combustíveis alternativos podem reduzir as emissões absolutas em 80% ou mais, pelo que o nosso programa piloto é um novo e excitante ponto de entrada para empresas que estão a explorar soluções para as emissões. ”, descreve Brama sobre o programa que completará seu primeiro ciclo nos próximos meses.

No último quarto de século, a C.H. Robinson se expandiu para o Brasil e Argentina, experimentando um crescimento exponencial nos últimos anos. Há dois anos, a empresa também começou a implementar programas de sustentabilidade na América Latina e em pouco tempo já percebe o impacto positivo dessas iniciativas tanto dentro da empresa quanto nas comunidades locais.

Em 2020, os esforços de C.H. Robinson na Argentina alinhou-se com a estratégia global de sustentabilidade e, em 2022, os esforços locais de sustentabilidade expandiram-se ainda mais. Aproximadamente 65% dos negócios da empresa na Argentina estão concentrados em transporte terrestre. Cerca de três mil e quinhentas viagens de caminhão são feitas em todo o país a cada mês.

Por esta razão, a C.H. Robinson está concentrando seus esforços aqui para compensar sua pegada de carbono. Este ano, através do plantio de árvores, projetam uma remuneração de 60%, e no ano que vem, a meta é chegar a 80% de remuneração. Até 2025, a empresa espera chegar a 100%.

Gustavo Diez, diretor Geral da GF na Argentina, explica que o plantio de árvores é apenas uma etapa inicial e, a partir do próximo ano, iniciarão um plano muito mais ambicioso que incluirá diversos projetos, como pesquisa em energia solar, reciclagem de pneus , redução de resíduos em todos os escritórios locais e colaboração com clientes para tomar decisões mais ecológicas.

O objetivo é compensar a pegada de carbono deixada pela empresa na Argentina. “Algo que nos diferencia de toda a concorrência é que, além da nossa presença, compensamos a dos nossos clientes na América Latina. Isso é muito atrativo e nos permite alinhar não só as nossas necessidades em termos de estratégias das empresas que trabalhamos com, “mas também oferecemos hoje uma solução logística. Portanto, qualquer movimentação de um novo cliente na Argentina tem a opção de ser verde”, diz Diez.

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