sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Mapa participa da maior exposição do setor alimentício na Eurásia


O já renomado açaí brasileiro, café, feijão, açúcar, proteína animal e gergelim, foram alguns dos produtos nacionais expostos durante a Feira Worldfood Istanbul 2023, que ocorreu nos dias 6 a 9 de setembro, em Istambul, na Turquia. A exposição é ponto de encontro internacional da indústria alimentícia turca, onde também é uma plataforma de cooperação que reúne muitas marcas locais e estrangeiras representadas com todos os seus stakeholders, desde produtores a empresários de todo o mundo. É realizada em localização historicamente estratégica entre Europa e Ásia.

A Missão Comercial à Turquia coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), teve o objetivo de promover a realização de negócios e abertura de novas fronteiras para o agronegócio brasileiro na Turquia e região.

Em sua 31ª edição, a Worldfood Istanbul 2023 recebeu 38.358 visitantes de 163 países diferentes, sendo 33% dos participantes estrangeiros. Segundo a organização do evento, a feira aumentou o número do público estrangeiro em 141% em comparação com o ano anterior, e o número de expositores atingiu um nível histórico. Foram 835 expositores de 25 países que apresentaram mais de 2.000 marcas durante evento.

As 12 empresas brasileiras selecionadas para expor no Pavilhão Brasil contaram com estrutura completa para preparação e exposição de produtos, além de apoio técnico da equipe do ministério para reunião com os potenciais compradores. O Mapa incentiva ainda os expositores a investirem em iniciativas complementares de promoção que possam potencializar os resultados positivos da mostra.

Entre os produtos brasileiros expostos na WorldFood Istanbul 2023, destacam-se: açaí, café, feijão, açúcar, proteína animal, pimenta em grão, gergelim, além de extratos e óleos vegetais.

Durante a exposição também foram realizados workshops, seminários e apresentações. Um dos estandes participou de um cooking show demonstrando o preparo do açaí para o público turco que apreciou muito o produto. O Pavilhão Brasil foi um dos mais visitados, inclusive por compradores do Oriente Médio (Síria, Jordânia) e Ásia Central.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do ministério (SCRI/ Mapa), o Pavilhão Brasil movimentou US$ 3 milhões em negócios realizados durante quatro dias. A expectativa dos expositores é de comercializar US$ 220 milhões nos próximos 12 meses.

Em 2022, o Brasil exportou para a Turquia a soma de US$ 2,42 bilhões em produtos agropecuários, com o embarque de três milhões de toneladas. No comparativo ao ano de 2021, houve um acréscimo de 13%, segundo a SCRI/ Mapa. Entre os principais produtos agropecuários brasileiros estão a soja, o café, o algodão, a celulose e a carne (bovina e de frango).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário