sábado, 5 de agosto de 2023

Porta-contêineres da Evergreen de mais de 17 mil teus cruza pela primeira o Canal do Panamá


 

O porta-contêineres “Ever Max”, da linha marítima Evergreen, de 17.312 TEUs, em seu trânsito inaugural, navegou para o norte no dia 1º de agosto pelas eclusas Neopanamax do Canal do Panamá. O navio construído em 2023 e pertencente ao Registro de Cingapura; Tem 366 metros de comprimento e 51 de largura; além de um calado superior a 15 metros, o máximo permitido em condições climáticas normais no Canal do Panamá, ou seja, com o Lago Gatun em sua capacidade máxima.

No entanto, devido às atuais condições climáticas e ajustes para um calado máximo de 13,4 metros, o navio descarregou 1.400 TEUs no porto de Balboa para serem transportados por via terrestre e recolhidos no Terminal de Contêineres Colon. O porta-contêineres transitava com calado de 13,1 metros e 13.345 TEUs, de modo que a rodovia interoceânica deixou de receber mais de US$ 40 mil em pedágios neste trânsito.

O “Ever Max” faz parte de um serviço que conecta a Ásia com a costa leste dos Estados Unidos. Tem frequência semanal e faz escalas na Ásia nos portos de Xiamen, Kaohsiung, Hong Kong, Yantian (Shenzhen) e na América do Norte nos portos de Savannah, Newark, Norfolk e Baltimore. Além disso, na saída faz baldeações no Panamá (Colón) no porto do Terminal de Contêineres Colon.  

Desde que as condições meteorológicas não variem significativamente das projeções atuais devido à longa estação seca e cumprindo sua responsabilidade de oferecer um serviço confiável e sustentável, o Canal do Panamá mantém um calado máximo disponível de 44 pés ou 13,41 metros durante os próximos meses . De acordo com esta condição temporária, uma média de 32 embarcações são permitidas em trânsito por dia.

O vice-administrador da Autoridade do Canal do Panamá, Ilya Espino de Marotta, afirmou que "ao completar este trânsito histórico, fica evidente a eficiência e solidez da rodovia interoceânica como uma rota de transporte marítimo fundamental para o comércio global, apesar dos desafios impostos pelo clima mudar. Por sua vez, o administrador da Autoridade do Canal do Panamá, Ricaurte Vásquez Morales, enfatizou que "esta experiência única deve ser usada para demonstrar a importância de manter o Canal em ótimas condições, permitindo que navios como o 'Ever Max' transitem com segurança, rapidez e agilizado, beneficiando a todos no Panamá”.

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