quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Hapag-Lloyd é excluída do processo de compra da HMM por reações contrárias à saída do controle do país

O processo de seleção de candidatos à aquisição da HMM confirmou a exclusão da Hapag-Lloyd e, consequentemente, a batalha pela compra da companhia marítima sul-coreana deverá desenvolver-se em três vias entre Dongwon, Harim e Grupo LX . A marginalização baseia-se no fato de o eleitorado sul-coreano, os políticos e a classe empresarial se sentirem incomodados com a venda de HMM ao capital não-coreano.

Frases como “fuga dos inestimáveis ​​ativos nacionais da Coreia” são usadas quando se critica a perspectiva de uma venda à companhia de navegação alemã. Especificamente, de acordo com fontes do setor bancário de investimento, espera-se que o Korea Development Bank (KDB) e a Korea Ocean Business Corporation (KOBC) selecionem Dongwon, Harim e LX Group como candidatos à aquisição e notificarão as empresas este mês.

Durante o processo surgiram preocupações de que dar às companhias marítimas estrangeiras a oportunidade de realizar a devida diligência nas transportadoras de bandeira sul-coreana poderia ter um impacto negativo na indústria marítima do país. Anteriormente, a Federação das Indústrias Marítimas Coreanas e a Associação de Desenvolvimento Portuário de Busan também emitiram uma declaração dizendo que o HMM não deveria ser vendido ao capital estrangeiro por segurança nacional e outras razões semelhantes.

Na sua declaração conjunta, as duas organizações sublinharam: "Estamos preocupados com o possível fluxo para o exterior de ativos nacionais inestimáveis, incluindo décadas de experiência acumulada em logística marítima, se o HMM fosse vendido à Hapag-Lloyd. Isto também poderia representar um sério ameaça à segurança nacional."

Com a exclusão da Hapag-Lloyd, espera-se que as atenções se voltem para a forma como os outros três grupos irão angariar fundos para a aquisição. Foi noticiado que durante a licitação preliminar de 21 de agosto, foram apresentadas ofertas na faixa de US$ 3,77 bilhões. Neste sentido, embora tenha havido licitantes, a mídia sul-coreana sugere que as empresas Hyundai Motor Group e Posco demonstraram desinteresse na venda.

As empresas sul-coreanas que manifestaram interesse estão lutando para obter os seis trilhões de won (4,5 bilhões de dólares) que o KDB busca pelas ações da HMM. Os representantes do fornecedor planejam dar aos três grupos selecionados de candidatos à aquisição a oportunidade de realizar a devida diligência nos próximos dois meses. Após a conclusão do processo de due diligence, pretendem avançar para a oferta final e concretizar a venda ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário