quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Transporte aéreo tem oitavo aumento seguido na demanda

         O mês de outubro teve a oitava alta consecutiva na demanda pelo transporte aéreo, segundo dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) nesta quinta-feira (23). A expansão, em termos de passageiros quilômetros pagos transportados (RPK) foi de 7,8% em relação ao mesmo mês de 2016. Foram transportados 7,8 milhões de passageiros.
         Já a oferta (em assentos quilômetros ofertados, ASK) expandiu 2,5% em outubro. No acumulado dos 10 primeiros meses do ano, a demanda subiu 2,7%, e a oferta apresentou crescimento de 1%. Os números integram o relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo – Empresas Brasileiras.
         O transporte de carga paga e correio no mercado doméstico teve aumento de 5,7% em outubro. Durante esse mês, as empresas aéreas transportaram mais de 37.800 toneladas, o que representou crescimento de 5,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior — terceira alta consecutiva do indicador. Nos dez primeiros meses do ano, houve um crescimento acumulado de 0,5%.
         As empresas brasileiras registraram crescimento de 6,2% na demanda internacional em termos de RPK no mês passado. Esse foi o 13º mês consecutivo de alta no indicador. No mesmo período, a oferta apresentou aumento de 8,2%, em comparação com o ano passado, o que representou o 12º mês consecutivo de alta.
         No acumulado de janeiro a outubro de 2017, a demanda internacional cresceu 12,8%, e a oferta teve variação positiva de 10,6%, em comparação com igual período de 2016. Foram transportados, durante o mês de outubro, 707 mil passageiros pagos por empresas brasileiras em voos internacionais, o que representou o maior nível alcançado para o mês na série histórica, iniciada em 2000.
         Ainda em outubro, foram transportadas 21.960 toneladas de carga e correio no mercado internacional, número que representou aumento de 22,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse segmento acumula alta de 25,7% nos dez primeiros meses do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário