quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Exportações do Rio Grande do Sul têm expansão de 27% em outubro

         As exportações gaúchas somaram US$ 1,589 bilhão em outubro, uma alta de 26,95 em relação ao mesmo mês de 2016. Os negócios com soja em grão e com automóveis foram determinantes para o avanço das vendas externas. Os dados foram divulgados pela FEE (Fundação de Economia e Estatística).
         Segundo o economista da FEE, Vinicius Fantinel, o desempenho se deu pela elevação no volume exportado, 49,7%, já que os preços caíram 15,2%. Em outubro, o Estado foi o quarto maior exportador do país, responsável por 8,42% das vendas externas nacionais, atrás de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
         Foram destaques no mês, o avanço em três setores. As vendas de soja em grão subiram 71,4%, as de automóveis 212% e as de fumo em folha 15,3%. Assim como no trimestre anterior, fantinel lembrou que houve crescimento considerável na venda de carros. "A maior parte desses veículos automotores teve como destino países da América Latina, o que derivou, em grande parte, de acordos automotivos entre os governo brasileiro e os de alguns países da região", explicou o economista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário