terça-feira, 14 de novembro de 2017

Expansão na movimentação de mercadorias em outubro em Rio Grande é de 35% em relação ao mesmo mês em 2016



         O Porto Novo do Porto de Rio Grande (RS) completa dia 15 de novembro, 102 anos de atividade. Construído por uma companhia francesa, é atualmente o cais comercial de uso público. A data de sua inauguração passou a servir de marco de uma organização portuária ininterrupta na Cidade do Rio Grande. O complexo acumula este ano, até outubro, mais de 34,4 milhões de toneladas, um aumento de mais de 4,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
        Considerando apenas outubro o aumento foi de 35% e o mês, em 2017, fechou com 3,4 milhões de toneladas. “A data comemorada é extremamente importante ao Estado do Rio Grande do Sul. São mais de 100 anos auxiliando o desenvolvimento e a geração de emprego e renda dos gaúchos”, afirmou o diretor superintendente, Janir Branco.
        A Carga Geral e o Granel Sólido tiveram aumento no acumulado do ano, alcançando 9,2 milhões e 21 milhões de toneladas, respectivamente. Os crescimentos são de 3,7% e 4,9%. A soja em grão teve até outubro aumento de mais de 21%. O complexo (óleo, farelo e grão) já atinge 13 milhões de toneladas, o que representa 37,7% de toda a movimentação do Porto do Rio Grande.
       “Estamos vendo o crescimento do complexo mesmo com os desafios que enfrentamos ao longo do ano. Isso mostra que é possível superar os problemas e avançar”, destacou Branco. Ele salientou a importância do apoio do Governo gaúcho as pautas portuárias: “o secretário dos Transportes Pedro Westphalen tem trabalhado pela ampliação de cargas e melhorias na infraestrutura logística do Estado dando melhores condições das cargas chegarem ao Porto. O Governador Sartori e o chefe da Casa Civil Fábio Branco também estão incansavelmente na busca das melhorias e garantias de recursos para modernização e ampliação do complexo e do Distrito Industrial para assim, dar mais competitividade ao Estado”, ressaltou Janir. 
         O Porto do Rio Grande movimenta de e para mais de 90 países em todo o globo. A China aparece como principal destino, com mais de 11 milhões de toneladas exportadas ao país asiático. Eslovênia, Coréia do Sul, Irã e Estados Unidos aparecem da 2ª à 5ª posição como principais destinos. Nas origens, os países que mais enviaram cargas ao terminal gaúcho foram Argentina, Estados Unidos, Marrocos, Argélia e Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário