terça-feira, 14 de novembro de 2017

Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos realiza eleições para escolher nova diretoria

         O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS) promoveu eleições nesta segunda-feira (13). Concorreu uma chapa única, de consenso entre os associados. Os futuros dirigentes divulgaram os planos para a nova gestão, que incluem a ampliação da qualificação da categoria e a manutenção dos benefícios sociais. 
         Para ser validada, a eleição precisa ter os votos de, pelo menos, 535 pessoas, entre despachantes que estão na ativa e aposentados. O número representa 50% dos associados mais um. De acordo com o primeiro vice-presidente do SDAS, Luiz Roberto Buttingon, caso não seja atingido o quórum mínimo, serão feitas mais duas tentativas.
        “Se não tiver os 535 votantes, haverá uma segunda eleição, com o mesmo número mínimo, ou uma terceira em que 40% dos associados precisarão votar. Podemos resolver tudo já na segunda-feira”,explicou ele. 
        O presidente do SDAS, Nivio Perez dos Santos, deve continuar na gestão da entidade até 2021. A chapa é composta ainda por Buttingon, Edlaine de Oliveira Barroso, Sérgio Gabin Filho, Eliseu Caetano da Silva Neto, Ricardo Lopes Botelho, Carlos Alberto de Melo e Claudio de Barros Nogueira.
        Entre os suplentes, estão Sérgio Luís Dias Piedade, José Severiano Morel Filho, Umberto Rodrigues Feio Junior, Ricardo de Selvi Turbiani, Thaís de Vasconcellos e Lilian de Almeida. Já no conselho fiscal estão Laire José Giraud, João Panchorra Junior e Raphael Loyo Rodrigues, além de Ícaro Castello Branco Junior, suplente. 
        Na lista de planos da diretoria do SDAS está, principalmente, a ampliação da qualificação dos despachantes aduaneiros. Isto inclui a aplicação de cursos para o aprimoramento da operação de sistemas e palestras com autoridades do setor. 
        Também é cogitada a abertura de cursos de inglês para os associados. “A profissão é muito antiga e vai se manter, não vai acabar. Mas é preciso se reiventar, se modernizar para enfrentar os novos desafios”, destacou Buttignon. Já na área social, o foco é a manutenção dos benefícios. Nessa lista, estão incluidos o plano de saúde, a assistência odontológica e a complemen-tação de renda aos sócios aponsentados. 
        O SDAS conta, ainda, com duas colônias de férias, uma na Riviera de São Lourenço, em Bertioga, e outra em Campos do Jordão, além de ginásio esportivo no Centro de Santos. 
Entre os ganhos da gestão atual do sindicato, o destaque vai para o convênio com a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) e a Receita Federal do Brasil, que prevê a qualificação da categoria em todo o País para que os comissários de despacho se tornem Operadores Econômicos Autorizados (OEAs), após uma prova aplicada pela Aduana. Eventos e treinamentos voltados à categoria também entram nessa lista. 
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário