quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Estudo para implantação da Hidrovia do Rio Amazonas será apresentado em Manaus

         Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) para implantação da Hidrovia do Rio Amazonas serão apresentados nesta quarta-feira (1º), em Manaus. A apresentação será realizada a partir das 8h30, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As inscrições serão realizadas pela internet. Representantes do setor de navegação do Amazonas e de órgãos públicos participarão das rodadas de debates.
        Segundo o Sindarma, haverá apresentação de palestras e debates sobre três temas: Infraestrutura Existente, Gargalos Operacionais, Demandas Potenciais e Ações de Curto Prazo; Custo para Implantação, Metodologia de Avaliação, Benefícios e Taxa de Retorno; e Licenciamento Ambiental, Desafios para Implantação da Sinalização, Balizamento, Derrocamento e Dragagem.
      De acordo com as empresas autoras do estudo, a legislação vigente determina obras de infraestrutura de transportes que envolva acima de R$ 20 milhões de investimentos devem ser precedidas de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. O procedimento precede aos estudos ambientais e aos projetos de engenharia.
        No EVTA é feita a verificação da existência de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a execução de uma determinada obra de infraestrutura de transportes, ou conjunto delas, nos segmentos considerados, dentre as alternativas propostas. São feitos estudos de tráfego, capacidade da hidrovia e seu nível de serviço, aliados às pesquisas complementares e outras similares, bem como aos demais trabalhos e estudos de engenharia, socioeconômicos e ambientais. Os estudos foram realizados pelo consórcio Laghi Engenharia e Petcon por meio da iniciativa da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Dnit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário