segunda-feira, 10 de julho de 2017

União Europeia e Japão fecham acordo de cooperação econômica

         A União Europeia (UE) e o Japão alcançaram neste final de semana um acordo de princípio em matéria de cooperação económica e que se poderá converter no “mais importante acordo de comércio bilateral jamais concluído pela UE”, admitiu a Comissão Europeia (CE).
         Segundo a CE, o “acordo de parceria económica eliminará a grande maioria dos direitos pagos pelas empresas da UE, que ascendem a mil milhões de euros por ano, abrirá as portas do mercado japonês a exportações agrícolas específicas da UE e aumentará igualmente as oportunidades noutros sectores”.
         Incluindo um inédito compromisso relacionado com o acordo de Paris sobre o clima, o acordo respeita os mais elevados padrões em termos de protecção dos consumidores, da segurança, do ambiente e dos trabalhadores, salvaguarda plenamente os serviços públicos e compreende um capítulo sobre o desenvolvimento sustentável”, refere a CE.
         A este propósito, o presidente da CE, Jean Claude Juncker, comentou que “juntos, enviamos uma mensagem inequívoca ao mundo que faz de nós os paladinos do comércio livre e justo”, acrescentado que “na nossa concepção, não há protecção no protecionismo”.
         A CE esclareceu que ainda que com base no acordo de princípio de ontem, “os negociadores de ambas as Partes continuarão a trabalhar para resolver todas as questões de ordem técnica remanescentes e obter um texto definitivo do acordo até ao final do ano”, após o que “a Comissão procederá à verificação jurídica e à tradução do acordo para todas as línguas oficiais da UE e, consequentemente, submetê-lo-á à aprovação dos Estados-Membros da UE e do Parlamento Europeu”. (imagem de Tóquio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário