sexta-feira, 7 de julho de 2017

Exportações alavancam expansão na produção de veículos no semestre

         A produção de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no primeiro semestre deste ano cresceu 23,3% na comparação com o mesmo período de 2016. A expansão foi puxada pelas exportações, elevadas em 57,2% no período na mesma base de comparação.
         Em termos absolutos, 372,6 mil veículos fabricados no Brasil de janeiro a junho foram vendidos para o exterior, conforme dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores. O volume foi recorde. Na prática, três em cada 10 carros produzidos no país foram mandados para outros países.
         Diante da recessão interna, com queda na demanda e restrição ao crédito a alternativa encontrada pela indústria automobilística foi escoar a produção para o exterior, principalmente para os mercados da América Latina. A desvalorização do real, mais forte no ano passado, facilitou essa reorientação estratégica. Em valores, o volume exportado no semestre correspondeu a US$ 7,4 bilhões, alta de 53% ante o primeiro semestre de 2016.
         O volume recorde nas exportações levou a Anfavea a revisar sua projeção para produção neste ano, de alta de 13,9% para 21,5%. Se a estimativa se confirmar, o setor fechará em dezembro com 2.619 milhões de unidades fabricadas, ante expectativa anterior, divulgada em janeiro, de 2.413 milhões.
         A entidade revisou também sua projeção para o mercado externo, de expansão de 7,2% para 35,6%. Com isso, a associação espera agora que 2017 termine com exportações de 705 mil unidades, ante projeção anterior de 558 mil.
         Em relação ao mercado interno, contudo, a estimativa foi mantida em alta de 4%, com a venda de 2.133 milhões de unidades. Para veículos leves, a previsão é de crescimento de 4% e, para os pesados, de 6,4%. No caso de veículos novos no Brasil, houve aumento de 3,7% no primeiro semestre em relação a igual período de 2016, para 1,017 milhão de unidades, informou a Anfavea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário