quarta-feira, 26 de julho de 2017

ApexBrasil inaugura Programa para empresas que não exportam em Fortaleza

         O núcleo do Programa de Qualificação para rado na prExportação (PEIEX) em Fortaleza (CE) será inaugurado nesta quinta-feia, 27. A iniciativa é fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Núcleo atenderá ao longo dos próximos dois anos cerca de 190 empresas, capacitando-as para que comecem a comercializar seus produtos no mercado internacional.
         A inauguração contará com uma apresentação institucional da Apex-Brasil e do PEIEX, além da palestra “Projetos Setoriais – Estratégias de Promoção de Exportações”, que explicará como as empresas exportadoras e iniciantes recebem apoio da Agência. O processo de capacitação empresarial é importante para as empresas que querem começar a exportar ou consolidar o processo de exportação, conquistando novos mercados. O PEIEX existe desde 2009 e já atendeu a mais de 16 mil empresas no Brasil. Atualmente há núcleos operando em cerca de 1200 municípios brasileiros.
         O Programa oferece aos participantes, de forma gratuita, consultoria de especialistas que fazem um diagnóstico da capacidade exportadora e apontam soluções para problemas técnico-gerenciais. Após a elaboração do diagnóstico a empresa é orientada a implantar mudanças sugeridas pelos especialistas, que podem variar desde soluções gerenciais internas a ações externas relativas ao acesso a novos mercados e adequação de produto. Durante todo o processo a empresa é acompanhada por um técnico, que ajudará a empresa a cumprir todo o processo até estar apta a desenvolver um plano de exportação.
         Durante o PEIEX, as empresas também participam de seminários de capacitação para exportação, missões moldadas para quem está iniciando nos negócios internacionais e, ao final, rodadas com comerciais exportadoras para que já comecem a exportar.
         A gestão do Programa é feita pela Apex-Brasil e a execução e o ambiente de operacionalização recebem o nome de Núcleo Operacional (NO) – unidades instaladas em diferentes regiões nos estados brasileiros responsáveis pelo atendimento às empresas. Para participar do PEIEX, o primeiro passo é solicitar uma visita da equipe técnica do Núcleo Operacional mais próximo (veja aqui a lista dos Núcleos com os respectivos contatos). A partir da visita, os técnicos verificam se a empresa está pronta para participar do programa e, se for o caso, será disponibilizada uma ficha de inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário