segunda-feira, 24 de julho de 2017

Número de estaleiros no mundo cai 62% desde 2009

         O número de estaleiros ativos (com, pelo menos, um navio de 1.000 ou mais GT – gross tonnage ou arqueação bruta – em construção) à escala global caiu 62% desde 2009, de acordo com a consultora Clarksons, citada pelo World Maritime News. As mesmas fontes informaram que em 2009 existiam 934 estaleiros ativos, contra 358 em Julho deste ano. “´´É o número mais baixo desde já registrado”, afirmou Ivan Rumynin, analista da Clarksons.
         A principal queda, de 67%, verificou-se no segmento dos graneleiros, relativamente ao qual existiam 293 estaleiros em 2009, contra 97 atualmente. Em termos regionais, esta redução ocorreu principalmente na China, que assistiu a uma diminuição de 73%.
         No segmento de navios tanque com 10 mil toneladas ou mais de porte bruto – deadweight tonnage, ou dwt – o número de estaleiros caiu 55% desde 2009, para 89. Neste período, a China, a Coreia do Sul e o Japão perderam entre 10 e 20 estaleiros deste segmento, cada um.
         No segmento de porta-contêineres, desapareceram 40% dos estaleiros nos últimos oito anos, para um total de 56 no princípio deste ano. Na Ásia, a queda foi de 64 para 46, mas foi na Europa, onde hoje apenas um estaleiro está construndor um porta-contêiner, que se verificou a maior diminuição (96%). Segundo a consultora, em 1998, a Alemanha mantinha 17% dos estaleiros ativos deste segmento, em termos de capacidade de teus.
         A Clarksons também cita que 30% dos estaleiros atualmente ativos terminam a construção dos navios sob encomenda no final deste ano, o que indicia a manutenção desta tendência decrescente. Ivan Rumynin esclarece que o mesmo estaleiro pode ser considerado ativo em mais do que um sector por manter em construção navios de diferentes categorias, pelo que a soma dos estaleiros activos por sector não corresponde necessariamente ao total de estaleiros activo

Nenhum comentário:

Postar um comentário