quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Navio italiano é liberado depois de permanecer 60 horas encalhado no Sul

         O navio Syn Antares, de bandeira italiana, foi liberado por um rebocador na manhã desta terça-feira depois de permanecer cerca de 60 horas encalhado no lago Guaíba, no Rio Grande do Sul. A embarcação passou por inspeção de segurança e pode seguir viagem.
         As causas do incidente serão apuradas, mas um especialista sustenta que as hipóteses mais prováveis são erro de manobra ou problema mecânico. A embarcação se encontrava carregada com eteno, gás derivado do petróleo e se dirigia do Polo Petroquímico de Triunfo para o Porto de Rio Grande.
         A Capitania Fluvial de Porto Alegre, da Marinha, recebeu a informação de que o navio havia ficado preso na entrada do Canal de Navegação Leitão, no Guaíba, na noite de sábado. Esse ponto fica localizado entre a capital gaúcha e a cidade de Guaíba, na outra margem do lago.
         O engenheiro aposentado da SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias), Hermes Vargas dos Santos, responsável pelo blog Hidrovias Interiores, descarta a possibilidades como assoreamento ou falha de sinalização. "Não há assoreamento naquela área, e o sistema de GPS dos navios permite a navegação sem depender do sistema de sinalização náutica. O mais provável é erro de manobra ou alguma falha mecânica", argumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário