sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Interdição da Cesa em Rio Grande pode travar exportação do arroz gaúcho

         O terminal da Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns), em Rio Grande (RS) poderá comprometer o fluxo das exportações de arroz. A empresa é a principal armazenadora do produto no porto do Sul do Estado. Para voltar a funcionar, o terminal precisa de laudo técnico de análise de risco de explosão de pó do grão.
       O problema é o tempo que será necessário para fazer a licitação para contratação do serviço, podendo demorar até 90 dias. "Conseguimos liminar administrativa para carregar o produto que estava praticamente vazia, não recebemos mais nada", explicou o diretor técnico e comercial da Cesa, Lúcio do Prado.
        A preocupação é justificada pela importância da unidade para a companhia. O terminal portuário responde por mais de 60% do faturamento da Cesa, que ainda passa por dificuldades financeiras. "Cada dia parado representa um pouco mais de prejuízo", lamentou o dirigente.
        O armazém tem capacidade para 52 mil toneladas e trabalha quase que exclusivamente com arroz. Nesse ano, a unidade recebeu em torno de 1 milhão de toneladas do cereal exportadas. Os embarques foram principalmente para países da África e da Ásia. Prado lembrou que a notificação do Ministério do Trabalho para apresentação do laudo teria sido feita em 2014. Mas, de acordo com ele, a exigência não foi comunicada à nova direção da Cesa.
         Sem poder armazenar o produto na Cesa, as trades estão buscando alternativas em terminais privados. "Por muita sorte, os negócios com soja estão parados agora, possibilitando o recebimento de arroz em outros terminais. Isso, no entanto, pode mudar a qualquer momento", advertiu o presidente da Federarroz (Federação das Associações de Arrozeiros do Estado), Henrique Dornelles.
        O dirigente destacou que a interdição da unidade da Cesa em Rio Grande é muito negativa ao setor orizícola. É que, sem ela, é preciso disputar espaço com a soja nos terminais privados, impactando no planejamento comercial e nos negócios externos do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário