quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Estudo mostra que exportadores dos EUA estão preocupados com o escrutínio regulatório e as flutuações cambiais

         A publicação American Shipper e a BPE Global concluíram, em seu sétimo estudo realizado sobre as operações de exportação dos Estados Unidos, que os embarcadores americanos têm enfrentado incertezas econômica se políticas sem precedentes. Diante da perspectiva de ruptura dos modelos globais de comércio exterior, e após uma sequência de cinco anos de crescimento, os exportadores têm, entre as principais preocupações, o escrutínio regulatório e as flutuações cambiais.
        Cerca de 40% dos embarcadores afirmaram que a força do dólar em relação à moeda dos países compradores tem representado entraves a suas vendas, enquanto também 40% andam preocupados com o fim das iniciativas do governo para incentivar as exportações. Junto com a afirmativa de que mais de 40% dos entrevistados demonstram dúvidas quanto à ratificação de acordos comerciais internacionais, o relatório traduz, em suma, o cenário das incertezas. Entre elas, as eleições presidenciais dos EUA, as perspectivas da TPP (Parceria do Transpacífico), regulamentação e políticas de compliance.
         A única questão que ficou fora do clima de incertezas foi a tecnologia: o emprego de recursos tecnológicos como forma de combater impactos regulatórios ganhou bastante enfoque nas pesquisas como ferramenta para trazer soluções. Assim também ficou destacado o papel dos operadores logísticos nos processos de exportação, cuja importância foi evidenciada ao comparar como varejistas e fabricantes enxergam suas obrigações processuais de exportação, estratégias e uso da tecnologia. Com 23 questões abordando políticas de compliance, considerações estratégicas, preocupações, perspectivas e tecnologias de gestão de exportações, o estudo abrangeu um universo de 228 empresas exportadoras com sede nos Estados Unidos, e foi realizado entre junho e julho de 2016.(imagem do Porto de Long Beach, Califórnia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário