quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Movimentação de celulose é destaque no Porto de Rio Grande em 2016


        A exportação de celulose foi o grande destaque no ano, até agora, na movimentação do Porto de Rio Grande. Mais de 1,7 milhões de toneladas do produto foram embarcadas ou desembarcadas entre janeiro e agosto, envolvendo 30 países, e contando com a operação do navio Japin Arrow, que realizou operação de embarque no cais do Porto Novo.
        O resultado expressivo foi Impulsionado pelos investimentos e o aumento de produção da Celulose Riograndense, em Guaíba. A movimentação de soja embalou os dados do segmento de Carga Geral do complexo rio-grandino que teve crescimento de 34,4% em comparação ao mesmo período de 2015.
      Apenas os embarques de longo curso somaram mais de 890 mil toneladas, que se destinaram a 30 diferentes países. Os cinco principais foram China (364.759 t), Estados Unidos (127.929 t), Itália (115.416 t), Coréia do Sul (75.098 t) e Cingapura (27.428 t).
       “A celulose é um produto de extrema importância para o complexo, especialmente o Porto Novo. O aumento da movimentação desse produto gera emprego, renda, tarifas portuárias e mostra, principalmente, o potencial hidroviário do Rio Grande do Sul já que a carga desembarca por navegação interior e embarca para o longo curso”, afirmou o diretor-superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco.
       A navegação interior, aliás, foi responsável por movimentar mais de 880 mil toneladas do produto. Nesta quinta, também, a barcaça João Mallmann descarregou celulose, mostrando a intensa rotatividade do produto no cais público do complexo portuário de Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário