terça-feira, 22 de abril de 2025

Unctad prevê redução de 2,3% no crescimento mundial em 2025 devido às tensões tarifárias


 

A economia global está em uma trajetória recessiva, impulsionada por crescentes interrupções na política comercial, volatilidade financeira e crescente incerteza, alerta a UNCTAD em seu relatório "Perspectivas de Comércio e Desenvolvimento 2025 - Sob Pressão: Incerteza Remodelando as Perspectivas Econômicas Globais". De acordo com o documento, o crescimento global deverá desacelerar para 2,3% em 2025.

As crescentes tensões comerciais estão afetando o comércio global, e a UNCTAD observa que as recentes medidas tarifárias estão interrompendo as cadeias de suprimentos e minando a previsibilidade. "A incerteza em torno da política comercial está em um nível mais alto do que nunca", observa o relatório, "e isso já está se traduzindo em atrasos nas decisões de investimento e redução nas compras".

A desaceleração afetará todas as nações, mas a UNCTAD continua preocupada com os países em desenvolvimento, especialmente as economias mais vulneráveis. Muitos desses países estão enfrentando uma "tempestade perfeita" de piora nas condições financeiras externas, dívida insustentável e enfraquecimento do crescimento interno.

A UNCTAD destaca a ameaça real que paira sobre o crescimento econômico, o investimento e o progresso do desenvolvimento, especialmente para as economias mais vulneráveis. O relatório destaca o crescimento do comércio entre países em desenvolvimento (comércio Sul-Sul) como uma fonte de resiliência:

“O potencial da integração econômica Sul-Sul oferece oportunidades para muitos países em desenvolvimento”. A UNCTAD pede diálogo e negociação, juntamente com maior coordenação política regional e global, com base nos laços comerciais e econômicos existentes. "Uma ação coordenada será essencial para restaurar a confiança e manter o desenvolvimento em andamento", conclui o relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário