quarta-feira, 2 de abril de 2025

Associações da indústria maritima publicam nova versão das "Melhores Práticas de Gestão para Segurança"


As associações da indústria marítima BIMCO, ICS, IMCA, INTERCARGO, INTERTANKO e OCIMF, com o apoio de mais de 40 partes interessadas marítimas, publicaram uma nova versão consolidada das Melhores Práticas de Gestão (BMPs) para Segurança Marítima (MS). BMP MS, uma publicação on-line interativa, consolida publicações regionais anteriores em uma única versão completa com informações e conselhos práticos.

Ele se concentra em fornecer um processo de gerenciamento de ameaças e riscos e, reconhecendo a natureza dinâmica das situações de segurança regionais, fornece guias para direcionar os usuários às informações mais atualizadas sobre inteligência de segurança e avaliação de riscos. A publicação já está disponível no site do setor:https://www.maritimeglobalsecurity.org/

De acordo com as associações que promovem esta nova versão, os marítimos que operam embarcações ao redor do mundo enfrentam diversas ameaças à segurança marítima, muitas vezes envolvendo atores estatais e não estatais agressivos. Embora essas ameaças variem de acordo com a região e a gravidade, elas podem ter um efeito traumático sobre os marítimos, que sofrem danos físicos e mentais injustificáveis.

Em alguns casos, eles são mantidos reféns e submetidos à violência e abusos por longos períodos. Para combater essa ameaça, as diretrizes BMP existentes melhoraram significativamente a capacidade do setor de entender, detectar e impedir ameaças à segurança marítima nos últimos anos, mas essas recomendações devem se adaptar ao ambiente de ameaças em rápida evolução.

Os usuários podem navegar facilmente pelas diferentes seções do BMP MS e acessar diretamente fontes externas. Além disso, a publicação inclui vários diagramas que oferecem valiosas oportunidades de aprendizado. Ele também inclui uma seção importante detalhando as autoridades globais e, principalmente, os contatos e ferramentas apropriados para apoiar o bem-estar dos marítimos.

David Loosley, Secretário Geral e CEO da BIMCO, disse que “2024 viu um aumento sem precedentes em ataques contra navios mercantes. Os navios foram atacados com armas de guerra no Mar Negro e no Mar Vermelho Meridional mais de 100 vezes, e quatro tripulantes inocentes perderam suas vidas. Globalmente, 126 marítimos foram feitos reféns durante ataques de piratas e assaltos à mão armada, e 12 marítimos foram sequestrados.

O BMP MS reduzirá os riscos e salvará vidas. Embora não possamos controlar a evolução das ameaças em 2025 e além, podemos garantir que temos as melhores ferramentas disponíveis para ajudar a proteger nossos tripulantes e o comércio global.” Guy Platten, Secretário Geral da Câmara Internacional de Navegação (ICS), explicou que “os últimos anos demonstraram as sérias ameaças à segurança que os marítimos e a indústria podem enfrentar a serviço do comércio global.

Do conflito na Ucrânia à Crise do Mar Vermelho, os perigos enfrentados pelo transporte marítimo aumentaram para uma gravidade não vista em duas gerações. Este novo BMP global reforça o compromisso inabalável da indústria de transporte marítimo em proteger os marítimos e mitigar as ameaças ao comércio do qual todos dependemos.” Iain Grainger, CEO da International Marine Contractors Association (IMCA), destacou que "o setor marítimo enfrenta um cenário de ameaças à segurança em constante evolução, tornando essencial que os marítimos tenham acesso às orientações mais atualizadas e práticas.

O BMP MS fornece um recurso consolidado que ajuda as embarcações a gerenciar riscos de forma proativa, proteger o bem-estar da tripulação e aumentar a resiliência da segurança marítima em todo o mundo." Segundo Kostas G. Gkonis, Diretor/Secretário Geral da INTERCARGO, “a nova orientação consolidada do BMP, desenvolvida pela indústria marítima em coordenação com as forças navais, aborda as crescentes ameaças globais à segurança e bem-estar dos marítimos. A INTERCARGO apoia orgulhosamente esta colaboração vital, que transcende os limites tradicionais da indústria para fornecer protocolos de segurança claros e práticos que protegem aqueles que trabalham no mar.”

Tim Wilkins, CEO da INTERTANKO, observou que “à medida que os marítimos enfrentam conflitos e ameaças armadas, é nosso dever, como representantes dos armadores, fornecer a eles as informações e orientações mais atualizadas para garantir sua segurança. Os BMPs revisados ​​e os resumos de ameaças relacionados refletem os esforços colaborativos de muitos de nossos membros, aproveitando a experiência adquirida em toda a indústria marítima.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário