A Diretoria Executiva da Autoridade Portuária da Bahia participou, nesta semana, em Brasília, da cerimônia de inauguração da nova rota marítima direta entre Zhuhai, na China, e o Brasil. O evento foi promovido pelo Governo Popular Municipal de Zhuhai e pelo Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados.
A iniciativa representa um avanço estratégico na relação bilateral e fortalece a cooperação econômica e comercial entre os dois países. A nova rota parte do Porto de Gaolan, em Zhuhai, e tem como destino final o Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, com escala no Porto de Santana. A novidade se soma a outras iniciativas da Autoridade Portuária e de seus arrendatários, que vêm garantindo maior eficiência e competitividade logística para os portos baianos, expandindo sua atuação no cenário global.
A nova conexão marítima reduz em 30 dias o tempo de viagem em comparação com os trajetos tradicionais, além de otimizar os custos logísticos em cerca de 30%. O corredor também amplia o acesso a mercados emergentes na América do Sul e conecta diretamente a Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau ao Brasil, abrangendo as principais zonas de produção mineral e agrícola do país.
Entre os impactos econômicos esperados estão a significativa redução dos custos de frete e do tempo de transporte entre as duas regiões, o estímulo à integração com cadeias industriais e de abastecimento globais e o fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras no comércio internacional.
Participaram da cerimônia, representando a CODEBA, o diretor-presidente Antonio Gobbo; o chefe de Gabinete, Carlos Luciano Santana; e os diretores Demétrius Mouta (Empresarial e de Relação com o Mercado), Leandro Gaudenzi (Gestão Administrativa e Financeira) e Luís Humberto Castro (Infraestrutura e Gestão Portuária)e o diretor do Tecon Salvador, Demir Lourenço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário