quarta-feira, 23 de abril de 2025

Projeto do túnel Santos/Guarujá atrai atenção de investidores internacionais em Portugal

 

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, iniciou nesta semana roteiro pela Europa para apresentar a empresas privadas, instituições de investimento e operadores internacionais detalhes do projeto do túnel Santos-Guarujá, o primeiro empreendimento imerso realizado no Brasil e o maior da América Latina.

Silvio Costa Filho iniciou o roadshow internacional do túnel Santos-Guarujá em Portugal, com uma apresentação do projeto aos representantes da Mota-Engil, empresa portuguesa com larga experiência no ramo de infraestrutura. Durante sua explanação, o ministro ressaltou a importância do projeto para o país e elencou as garantias de retorno que o empreendimento trará aos investidores.

"Estamos muito felizes em poder apresentar aos principais players globais uma obra tão aguardada pelo povo brasileiro, que vai beneficiar não apenas o Estado de São Paulo, mas todo o Brasil. O mundo olha hoje para o nosso país como quem vê uma janela de oportunidade única, porque contamos com projetos sólidos, que garantem segurança jurídica e o melhor ambiente para execução dos trabalhos. No governo do presidente Lula, lançamos o maior pacote em infraestrutura da história brasileira, com um volume de investimentos nunca antes visto", afirmou.

A Mota-Engil possui parceria com a China Communications Construction Company (CCCC), uma das maiores construtoras do mundo e responsável pela construção dos túneis submarinos da Baía de Dalian, de Shenzhen-Zhongshan e de Hong Kong–Zhuhai–Macau, subaquáticos mais complexos do mundo, todos localizados na Ásia. Carlos Mota Santos, CEO da empresa portuguesa, demonstrou interesse no projeto brasileiro e afirmou "querer fazer parte do empreendimento".

Benefícios para todos

Com 1,5 km de extensão, dos quais 870 metros serão imersos, o túnel Santos-Guarujá contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas. Atualmente, mais de 21 mil veículos passam diariamente entre as duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.

"Esse empreendimento vai mudar para melhor a vida de todos, pois, além de garantir maior celeridade na travessia entre os municípios, vai aumentar a competitividade do Porto de Santos, diminuindo, por exemplo, as interferências marítimas e minimizando os impactos ambientais", indicou o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, destacou a relevância da obra para a mobilidade dos municípios e os benefícios que ela proporcionará a toda a sociedade.

"Esse empreendimento é histórico e vai sair depois de uma espera de quase 100 anos. Vai tornar a travessia em minutos o que hoje leva quase uma hora", apontou.

Com décadas de experiência no setor público, especialmente no Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-ministro da corte Raimundo Carreiro garantiu que a modelagem do túnel traz benefícios e segurança para o operador. "Esse contrato traz a segurança de que foi examinado pelos órgãos jurídicos e contábeis competentes do país. Do ponto de vista da segurança jurídica, é extraordinário", informou.

 

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