quarta-feira, 24 de julho de 2024

Transporte marítimo eleva em 23 milhões de toneladas emissões de carbono no 1º semestre


As emissões de carbono provenientes do transporte marítimo cresceram 23 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, em parte porque os navios percorreram rotas mais longas para evitar ataques no Mar Vermelho. O aumento de 6% em relação ao ano anterior - equivalente à quantidade anual emitida por seis centrais elétricas a carvão - elevou as emissões do setor para cerca de 450 milhões de toneladas, segundo dados da Marine Benchmark, que utiliza dados de monitorização de navios para calcular os números.

O aumento foi maior entre os navios porta-contêineres, que emitiram cerca de 15% a mais nesse período. Os dados destacam quão difícil será para os navios cumprirem as metas de emissões estabelecidas pela Organização Marítima Mundial (IMO). Embora o setor tenha expressado repetidamente o seu desejo de ser mais verde, o último aumento dá continuidade a uma tendência de longo prazo, embora alguns fatores estejam fora do controlo da indústria.

Um dos fatores que contribuíram para isto foram os ataques Houthi aos navios na área do Mar Vermelho, em protesto contra a guerra de Israel contra o Hamas. Isto forçou os navios a navegarem ao redor da África e não através do Canal de Suez, acrescentando milhares de quilômetros aos seus itinerários. Existem outros exemplos de cargas que agora navegam distâncias maiores, devido às sanções impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia.

Enormes volumes de petróleo bruto e combustível, que eram historicamente enviados para a União Europeia, são agora transportados para muito mais longe, para países que ainda estão dispostos a receber esses fornecimentos, como a Índia, a China e o Brasil. Vale lembrar que a OMI estabeleceu uma meta não vinculativa para o setor atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até meados do século.

Mas alcançar esse objectivo exigirá uma grande transformação de um setor que continua fortemente dependente dos combustíveis fósseis. Dados separados da IMO estimaram anteriormente as emissões anuais de CO2 provenientes do transporte marítimo em mais de mil milhões de toneladas em 2018, embora a metodologia fosse diferente da utilizada pelo Marine Benchmark.

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