quinta-feira, 25 de julho de 2024

Importadores norte-americanos adiantam encomendas da China ante temor de elevação nas tarifas


Os retalhistas norte-americanos estão avançando encomendas para o estrangeiro, principalmente na China, num contexto de receios crescentes de novas tarifas e de preocupações geopolíticas. Nesse sentido, Paul Bingham, diretor de consultoria de transportes da S&P Global Market Intelligence, explicou que os retalhistas e fabricantes norte-americanos não querem correr o risco de perder vendas, uma vez que estão pagando um preço muito elevado, devido ao aumento das tarifas de frete em níveis não vistos desde a Covid-19, relata o WSJ.

As importações de contêineres nos portos de Seattle e Tacoma aumentaram juntas 43% ano após ano em junho e aumentaram 33% em maio. O volume de importações nos dois meses foi quase igual ao que ambos os portos observaram em setembro e outubro do ano passado, em plena época alta do transporte marítimo. Enquanto isso, nos portos vizinhos de Los Angeles e Long Beach, as cargas importadas atingiram 848.451 TEUs em junho. Isto representou um aumento de 15% em relação a maio e os maiores volumes desembarcados nos portos desde julho de 2022.

Enquanto os desembarques nos portos de Nova York e Nova Jersey em maio, último mês com números disponíveis, atingiram o nível mais alto desde setembro de 2022. Por outro lado, o crescente confronto comercial entre os EUA e a China está exacerbando a aceleração e o aumento dos volumes de carga. Matt Priest, executivo-chefe do grupo comercial Footwear Distributors and Retailers of America, disse acreditar que “ que houve um aumento na capacidade de introdução de produtos antes que novas tarifas entrem em vigor”.

Segundo ele, “os últimos anos criaram, por falta de um termo melhor, transtorno de stress pós-traumático, uma vez que o retalho enfrentou mudanças abruptas e imprevisíveis na procura dos consumidores, escassez e excesso de stocks de produtos, atrasos nos envios e taxas de frete instáveis. Uma reação natural a esses problemas é adiantar a chegada dos produtos.”

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