O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), encerraram, nesta semana, a segunda edição do Elas Exportam, realizado ao longo do primeiro semestre de 2024. O programa, que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior, contou com a participação de 30 pares de mentoras e mentoradas dos setores de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil.
No evento de encerramento, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, destacou o compromisso da Pasta com a promoção da equidade de gênero no comércio. “Temos a responsabilidade de garantir que mais pessoas se beneficiem do comércio exterior. As exportações podem contribuir muito para o empoderamento econômico das mulheres. O programa ajuda a transformar esse potencial em negócios”, afirmou.
A gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, também comemorou o sucesso da iniciativa. “O número significativo de empresas lideradas por mulheres que se inscreveram para esta edição (366) comprova a relevância e o impacto positivo do programa.O Elas Exportam é parte de uma jornada contínua de capacitação e crescimento", disse. Ela anunciou que a terceira edição já está em preparação, e atenderá número ainda maior de empresas. "As participantes terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam em ações de promoção comercial, como o próximo Programa Jornada Exportadora: Edição Chile, que ocorrerá no próximo mês”.
Com foco setorial, os produtos das mentoradas da segunda edição eram moda praia, vestuário, tecidos, acessórios, cosméticos convencionais e veganos, sabonetes, aromatizadores e extratos vegetais. Empresas de diferentes partes do Brasil participaram do programa, mostrando o alcance nacional.
Os encontros das participantes ocorreram de forma online, com mentorias individuais e sessões coletivas de oficinas e seminários. Entre os temas abordados nas sessões coletivas de mentoria estavam: introdução à atividade de mentoria, plano de negócios internacionais, propriedade intelectual, autoimagem, e-commerce, posicionamento de marca e questões regulatórias, além de treinamento de pitch.
Depoimentos das participantes ressaltam a importância e o impacto do programa. Paula Zavareze, da empresa de cosméticos Ecobotica, comentou sobre sua experiência com o programa e sua mentora: “Ela não só mostrou o caminho, mas pegou na minha mão e foi comigo. Senti-me acolhida; a fala é realmente para nós, mulheres.”
Silvania Brigano, da empresa MF Couros, também expressou sua satisfação: “Foi sensacional, esclarecedor, libertador. Estou muito feliz por participar dessa mentoria [de treinamento de pitch com a Renata Malheiros, do Sebrae], está abrindo nossos horizontes.”
Nesta edição, o Elas Exportam contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) e da Associação Brasileira dos Estilistas (ABEST). O programa também teve o apoio do Banco do Brasil (BB), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O Elas Exportam é também um dos destaques da Política Nacional da Cultura Exportadora e conta com benefícios alinhados à Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, como a parceria do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da International Chamber of Commerce (ICC) Brazil para a realização de capacitação em propriedade intelectual.
O programa Elas Exportam é uma iniciativa desenvolvida pelo MDIC em parceria com a ApexBrasil e tem ciclos semestrais, oferecendo mentorias individuais, oficinas e seminários para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e socioemocionais necessárias à atividade exportadora. Está prevista uma terceira edição do programa, a ser realizada no segundo semestre de 2024.
m, nesta semana, a segunda edição do Elas Exportam, realizado ao longo do primeiro semestre de 2024. O programa, que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior, contou com a participação de 30 pares de mentoras e mentoradas dos setores de higiene pessoal, perfumaria, cosméticos, vestuário e têxtil.
No evento de encerramento, a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, destacou o compromisso da Pasta com a promoção da equidade de gênero no comércio. “Temos a responsabilidade de garantir que mais pessoas se beneficiem do comércio exterior. As exportações podem contribuir muito para o empoderamento econômico das mulheres. O programa ajuda a transformar esse potencial em negócios”, afirmou.
A gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, também comemorou o sucesso da iniciativa. “O número significativo de empresas lideradas por mulheres que se inscreveram para esta edição (366) comprova a relevância e o impacto positivo do programa.O Elas Exportam é parte de uma jornada contínua de capacitação e crescimento", disse. Ela anunciou que a terceira edição já está em preparação, e atenderá número ainda maior de empresas. "As participantes terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam em ações de promoção comercial, como o próximo Programa Jornada Exportadora: Edição Chile, que ocorrerá no próximo mês”.
Com foco setorial, os produtos das mentoradas da segunda edição eram moda praia, vestuário, tecidos, acessórios, cosméticos convencionais e veganos, sabonetes, aromatizadores e extratos vegetais. Empresas de diferentes partes do Brasil participaram do programa, mostrando o alcance nacional.
Os encontros das participantes ocorreram de forma online, com mentorias individuais e sessões coletivas de oficinas e seminários. Entre os temas abordados nas sessões coletivas de mentoria estavam: introdução à atividade de mentoria, plano de negócios internacionais, propriedade intelectual, autoimagem, e-commerce, posicionamento de marca e questões regulatórias, além de treinamento de pitch.
Depoimentos das participantes ressaltam a importância e o impacto do programa. Paula Zavareze, da empresa de cosméticos Ecobotica, comentou sobre sua experiência com o programa e sua mentora: “Ela não só mostrou o caminho, mas pegou na minha mão e foi comigo. Senti-me acolhida; a fala é realmente para nós, mulheres.”
Silvania Brigano, da empresa MF Couros, também expressou sua satisfação: “Foi sensacional, esclarecedor, libertador. Estou muito feliz por participar dessa mentoria [de treinamento de pitch com a Renata Malheiros, do Sebrae], está abrindo nossos horizontes.”
Nesta edição, o Elas Exportam contou com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (ABIT) e da Associação Brasileira dos Estilistas (ABEST). O programa também teve o apoio do Banco do Brasil (BB), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O Elas Exportam é também um dos destaques da Política Nacional da Cultura Exportadora e conta com benefícios alinhados à Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual, como a parceria do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da International Chamber of Commerce (ICC) Brazil para a realização de capacitação em propriedade intelectual.
O programa Elas Exportam é uma iniciativa desenvolvida pelo MDIC em parceria com a ApexBrasil e tem ciclos semestrais, oferecendo mentorias individuais, oficinas e seminários para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e socioemocionais necessárias à atividade exportadora. Está prevista uma terceira edição do programa, a ser realizada no segundo semestre de 2024.
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