terça-feira, 9 de julho de 2024

CMA CGM registra a maior confiabilidade de itinerários em maio


A confiabilidade da programação das companhias marítimas globais aumentou em maio, melhorando 3,8 pontos percentuais mensalmente, para 55,8%. Este foio valor mais elevado para 2024 e 1,2 pontos percentuais superior ao valor anterior mais elevado de 54,6%, revelou o Sea-Intelligence no seu relatório Global Liner Performance. Contudo, numa base homóloga, a fiabilidade em maio de 2024 foi inferior em -11,0 pontos percentuais.

Além disso, apesar da melhoria mensal na fiabilidade, o atraso médio dos navios que chegam atrasados ​​deteriorou-se, aumentando 0,34 dias m/m, para 5,10 dias. Este número está cada vez mais próximo dos máximos da pandemia do que dos mínimos pré-pandemia. Em termos homólogos, o valor de maio de 2024 foi superior em 0,73 dias. A CMA CGM foi a companhia marítima mais confiável entre as 13 principais em maio de 2024, com uma confiabilidade de cronograma de 57,1%.

Havia outras sete companhias marítimas acima da marca de 50% e as cinco restantes na faixa de 40% a 50%. A PIL foi a companhia marítima menos confiável com 44,5%. Dez das companhias marítimas conseguiram registrar uma melhoria mensal na confiabilidade em maio de 2024, com a Maersk e a CMA CGM registrando a maior melhoria de 6,0 pontos percentuais.

A Wan Hai teve a maior queda, de -4,5 pontos percentuais. Numa base anual, nenhuma das 13 companhias marítimas registrou um aumento na fiabilidade dos seus horários, enquanto oito registaram diminuições anuais de dois dígitos. Das cinco rotas que apresentaram uma melhoria na fiabilidade, a rota Ásia – Costa Oeste da América do Norte (NAWC) foi a mais substancial, não apenas numa base mensal para 2024, mas também na fiabilidade média anual para o período 2019-2023.

Embora a rota Ásia-NAWC tenha melhorado substancialmente e esteja mesmo aproximando-se (mas não atingindo) do desempenho médio pré-pandemia, a rota comercial Ásia-Costa Leste da América do Norte (NAEC) não apresenta uma melhoria semelhante. A diferença de desempenho entre as duas rotas comerciais, que começaram a abrir em 2023, só piorou. Isto significa que os importadores norte-americanos que utilizam a rota Ásia-NAEC enfrentam cada vez mais perturbações na cadeia de abastecimento muito maiores do que se tivessem encaminhado a carga através da NAWC.

Das rotas que tiveram desempenho ruim em maio de 2024, a Ásia – Médio Oriente registrou uma das maiores quedas anuais. Em comparação com a média do ano de 2019, a rota teve o maior declínio na fiabilidade, caindo abaixo do mínimo pandêmico. Isto sugere que a crise do Mar Vermelho está tendo um forte impacto na fiabilidade das rotas na região. Vale a pena mencionar que a Sea-Intelligence baseia o seu relatório Global Liner Performance em números de fiabilidade de horários, examinando este fator em 34 rotas comerciais diferentes e mais de 60 companhias marítimas.

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