sexta-feira, 12 de julho de 2024

Compra de navios porta-contêineres usados volta a crescer no 1º semestre


Os contratos de compra e venda de navios porta-contêineres aumentaram novamente no primeiro semestre de 2024, à medida que as companhias marítimas e os armadores não operadores de navios (NOOs) reagiram aos mercados aquecidos de frete e frete. Foi assim que, após uma queda nas transações no 2º semestre de 2023, mais de meio milhão de TEUs de capacidade mudaram de mãos no 1º semestre de 2024.

As companhias marítimas procuraram todos os navios disponíveis para atender à demanda da extensa viagem ao redor do Cabo da Boa Esperança e manter seus lucrativos horários de serviço. Assim, entre janeiro e junho, foram compradas e vendidas 141 embarcações (572,6 mil TEUs no total) com uma média de 23 por mês.

Isso se compara a uma média de 15 vendas por mês no segundo semestre de 2023. Apesar do aumento das tarifas de frete a partir de setembro, não houve reação imediata no mercado de segunda mão, enquanto muitas companhias marítimas consideraram a crise um problema de curto prazo. No entanto, a rápida constatação de que não havia uma solução rápida para a crise do Mar Vermelho levou a uma mudança de atitude a partir de janeiro.

Apesar do influxo maciço de 1,6 MTEU de novos navios em 2024, as companhias marítimas procuraram ainda mais capacidade no mercado de segunda mão para cobrir lacunas nos horários e capitalizar o aumento das taxas. No primeiro semestre de 2024, a MSC foi novamente, de longe, o maior comprador, com 33 navios adquiridos.

Após um ano muito ativo em 2023, a CMA CGM concluiu apenas cinco aquisições no período. Por outro lado, os maiores vendedores de navios foram Maersk e V Ships Hamburg, cada um com 8 navios; NSB Niederelbe (7), Capital Ship Management (6) e Shoei Kisen (5).

Os preços se firmaram em linha com a demanda. NOO Peter Doehle pagou US$ 51 milhões pelos 9.954 TEU “Aristomenis” (foto) em março. Enquanto isso, em maio, a CMA CGM teria pago US$ 22,5 milhões e US$ 26 milhões, respectivamente, pelos navios “Mendelssohn” e “Northern Guild” de 3.651 e 4.294 TEUs, respectivamente. Em termos de idade, registrou-se uma alteração significativa face ao período homólogo de 2023, com um aumento da capacidade média de revenda, que representou 10% de todas as transações por número durante o 1º semestre de 2024.

Da mesma forma, o interesse afastou-se dos navios  com menos de 10 anos e dois terços das vendas corresponderam a navios com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. Em termos de dimensão, as vendas foram distribuídas uniformemente por todos os segmentos, ao contrário do ano anterior, quando predominaram as transações no segmento de 1.000 a 3.000 TEU.

Entre as operações notáveis ​​​​em 2024, Yang Ming comprou três navios de 11.714 TEU que fretou à Shoei Kisen por um total de 297 milhões de dólares. Enquanto isso, Peter Doehle adquiriu três navios de 9.954 TEU da Capital Ship Management Corp. por aproximadamente US$ 153 milhões, bem como um navio de 5.700 TEU da CMA CGM.

Por sua vez, a NOO MPC Container Ships adquiriu um total de cinco navios vinculados à V. Ships Hamburg, incluindo dois de 4.256 TEUs e três de 3.700 TEUs. Observou-se que até ao momento em julho os preços de compra e venda continuam a subir, embora haja sinais de que o mercado poderá tornar-se menos activo à medida que as companhias marítimas colocam menos navios à venda e preferem aproveitar ao máximo o mercado de fretamento. em vez de alienar ativos. Em junho, foram registradas vendas inferiores a 56.853 TEUs, embora esse número possa aumentar à medida que mais acordos forem conhecidos.

 

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