quinta-feira, 11 de julho de 2024

Mapa negocia em diversos países da África novos mercados para o agro brasileiro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou missão oficial ao continente africano nessa semana para tratar de diversos assuntos relacionados com o agronegócio brasileiro. Na África do Sul, foi discutida a agenda de futuro da relação agropecuária bilatera. Na capital administrativa, Pretoria, foram realizadas reuniões sobre temas como cooperação técnica e científica, bioinsumos, agricultura digital, agregação de valor e intercâmbio de conhecimentos.

Os técnicos do Mapa tiveram ainda reunião com o corpo de representantes diplomáticos das Ilhas Maurício, para apresentar oportunidades de investimento no agronegócio brasileiro e exportações. A delegação também visitou o grupo empresarial LMP, destacando oportunidades de investimento no setor agroflorestal brasileiro.

|Na Embaixada do Brasil, em Petrória, aconteceu um encontro com representantes da empresa Seara, para dialogar sobre oportunidades relacionadas ao mercado de frango para produtores brasileiros. O adido Agrícola brasileiro na África do Sul, Carlos Muller, destacou a importância dos avanços obtidos durante durante a missão, junto às autoridades e ao setor produtivo daquele país.

Já em Addis Ababa, capital da Etiópia, o secretário-Executivo Adjunto, Cleber Soares, em nome do ministro Carlos, Fávaro, retribuiu a visita feita pelo ministro da Agricultura da Etiópia ao Brasil, Girma Amente, realizada em abril. A delegação do Mapa foi recebida pelo vice-ministro da Agricultura da Etiópia, Eyasu Elias, onde foram discutidas pautas de interesse comum, com foco na cooperação técnica entre os países, com destaque para manejo de solos ácidos, e produção de fertilizantes.

Posteriormente, foi realizada reunião com o diretor-Geral do Instituto Etíope de Pesquisa Agrícola, Feto Esimo, para discutir assuntos de cooperação científica e intercâmbio de conhecimentos. A equipe também esteve com o ministro do Comércio e Integração Regional, Kassahun Gofe, abordando temas estratégicos para o comércio bilateral entre os países.

A missão foi recebida, ainda, pela vice-Ministra de Investimentos do Ministério da Agricultura da Etiópia, Sofia Kasa, que destacou áreas prioritárias para novos investimentos estrangeiros no setor agropecuário, incluindo a pecuária de corte, o comércio de máquinas e implementos agrícolas, a exploração comercial de terras agrícolas, o segmento de nutrição animal e a produção de grãos.

A delegação do Mapa visitou a embaixada brasileira para conhecer as instalações onde receberá a nova adidância agrícola do Brasil na Sede da União Africana. Concluída na sexta-feira, 5 de julho, a missão foi fundamental para reforçar e consolidar as relações bilaterais e explorar novas oportunidades de cooperação e negócios no agronegócio, promovendo benefícios mútuos entre o Brasil e os países africanos visitados.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário