sexta-feira, 5 de julho de 2024

MSC alcança participação histórica de 20% do mercado global de porta-contêineres


A MSC alcançou uma quota de mercado de 20% pela primeira vez nos seus 52 anos de história. Além disso, ultrapassando o crescimento global do mercado, a rápida expansão da MSC elevou a capacidade da sua frota para alguns milhares de TEUs do limite de 6,00 MTEU. Impulsionada por um programa massivo de novas encomendas de construção naval, inúmeras aquisições de segunda mão e, em menor medida, fretamentos, a frota da companhia marítima suíço-italiana cresceu mais rapidamente do que a de qualquer outra.

Quanto à quota de mercado de 20%, é um tanto irônico que tenha sido um antigo navio da Maersk que empurrou a MSC para além da linha. Este é o “MSC Nicole X”, um navio usado de 9.600 TEU. Desde o lançamento da companhia marítima em 1970, foram necessários cerca de 37 anos para que o MSC atingisse uma capacidade de frota de 1,00 MTEU em Janeiro de 2007.

Apenas quatro anos e meio mais tarde, a MSC ultrapassou a marca de 2,00 MTEU em Julho de 2011. Seguiram-se 3,00 MTEUs em maio de 2017 e 4,00 MTEUs em julho de 2021, meio ano antes de a MSC se tornar a número um mundial, à frente da Maersk, com 4,28 MTEUs.

Os 5,00 MTEUs foram alcançados em maio de 2023 e a companhia marítima deverá atingir 6,00 MTEUs até o final do mês. Nem todos os novos navios da MSC contribuem para o crescimento líquido da companhia marítima, uma vez que esta também é protagonista no mercado de desmantelamento de navios porta-contêneres, com sete unidades num total de 14 mil TEUs vendidos este ano.

Este número é, no entanto, quase insignificante em comparação com os 28 novos navios de 324.000 TEU que a MSC recebeu até agora em 2024. Quando a MSC e a Maersk dissolverem a Aliança 2M, e quando a Maersk se juntar à Hapag-Lloyd para formar a “Gemini Cooperation”, espera-se que a frota e a quota de mercado da MSC sejam iguais às dos seus dois concorrentes combinados. Esta enorme escala permitirá à MSC ser uma companhia marítima independente num mundo dominado por alianças.

 

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