quarta-feira, 5 de junho de 2024

Transporte de carga aérea cresce em abril, com destaque para a América Latina


A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou dados para os mercados globais de carga aérea relativos a abril de 2024, mostrando um forte crescimento anual da procura no segundo trimestre. Em particular, as companhias aéreas latino-americanas registraram um crescimento anual na procura de carga aérea de 11,7% em abril, enquanto a capacidade aumentou 9,8% em termos anuais. Enquanto isso, a demanda total, medida em toneladas-quilômetros de carga (CTKs), cresceu 11,1% em relação aos níveis de abril de 2023 (11,6% para operações internacionais).

Este é o quinto mês consecutivo de crescimento anual de dois dígitos. A capacidade, medida em toneladas-quilômetro de carga disponível (ACTKs), aumentou 7,1% em relação aos níveis de abril de 2023 (10,2% para operações internacionais). Fatores que influenciaram Em Abril, os IGC da produção industrial mundial e das novas encomendas de exportação tornaram-se positivos (51,5 e 50,5, respectivamente). Em particular, é a primeira vez em dois anos que o IGC para novas encomendas de exportação se encontra na zona de crescimento.

Da mesma forma, a produção industrial aumentou 1,6% em termos anuais em março, enquanto o comércio transfronteiriço global contraiu 0,8%. Por outro lado, a inflação manteve-se relativamente estável nos EUA, na UE e no Japão em abril, com taxas de 3,4%, 2,6% e 2,5%, respectivamente. A China registrou um aumento homólogo dos preços no consumidor de 0,2%, um sinal positivo num contexto de preocupações com o abrandamento económico do país.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico registraram um crescimento anual na procura de carga aérea de 14,0% em abril, o mais forte de todas as regiões. A procura no mercado asiático cresceu 13,2% face a abril de 2023, e a rota Ásia-Europa subiu 17,7%. A rota Médio Oriente – Ásia aumentou 10,4%, menos 9,5 pontos percentuais (ppt) que o crescimento registado em março. A capacidade se elevou em 7,8% ano a ano.

As companhias aéreas norte-americanas reportaram um crescimento anual na procura de carga aérea de 7,0% em Abril, o mais fraco de todas as regiões. A demanda na rota Ásia-América do Norte cresceu 7,3% ano a ano, enquanto a rota América do Norte-Europa teve um aumento de 5,6%, marcando o maior crescimento de demanda para esta rota desde setembro de 2022. Abril aumentou 4,0% ano a ano -ano.

Entretanto, as companhias aéreas europeias registraram um crescimento anual na procura de carga aérea de 12,7% em abril. A carga aérea intra-europeia aumentou 34,4% em relação a abril de 2023, refletindo o maior crescimento anual em mais de uma década e um salto de 8,1 pontos percentuais em relação ao mês anterior. As rotas entre a Europa e o Médio Oriente registraram um aumento de 30,1% na procura, registando uma diminuição de 8,5 ppt face ao valor do mês anterior.

A capacidade em abril aumentou 10,3% ano a ano. O Oriente Médio registrou um crescimento anual na procura de carga aérea de 9,4% em abril. A rota Médio Oriente-Europa teve um desempenho especialmente bom, com um crescimento anual de 30,1%, à frente da rota Médio Oriente-Ásia, que cresceu 10,4% em termos homólogos. A

A capacidade em abril aumentou 5,7% ano a ano. Finalmente, as companhias aéreas africanas registaram um crescimento anual na procura de carga aérea de 10,6% em Abril. A procura na rota África-Ásia aumentou 25,8% em relação a Abril de 2023. A capacidade em Abril aumentou 18,7% em termos anuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário