A disponibilidade de navios porta-contêineres permanece muito baixa em meados do ano e a frota global está quase totalmente implantada. Em muitos tamanhos, o número de barcos disponíveis para fretamentos spot é zero. Além disso, os poucos navios disponíveis para fretamento atingiram alturas astronômicas e uma grande companhia marítima pagou no início deste mês mais de 100.000 dólares por um contrato de curto prazo para um navio moderno de 7.000 TEU.
Antecipando a crescente pressão sobre as cadeias de abastecimento globais no final deste ano, alguns grandes proprietários de carga voltaram-se mais uma vez para os envios diretos, transportando bens de consumo para a Europa e a América mais cedo do que o inicialmente previsto para aumentar os seus stocks. A procura é, portanto, invulgarmente forte para a época do ano e para o clima econômico prevalecente.
A frota está esticada ao máximo Do lado da oferta, as ameaças à navegação comercial no Mar Vermelho e os resultantes desvios de navios ao redor do Cabo da Boa Esperança ainda exigem que a frota global realize milhões de TEU/milhas adicionais. Só esta procura “artificial” absorveu cerca de 5% a 6% da frota mundial em termos de capacidade de slots.
Mais recentemente, outro fator entrou em jogo: o congestionamento portuário reapareceu em vários centros e portos de entrada importantes, e parte da capacidade da frota global de navios porta-contentores está agora imobilizada à espera de atracar ou a desviar-se para evitar os navios mais congestionados. terminais.
No entanto, a monitorização do congestionamento portuário da Alphaliner mostra que, após aumentos notáveis de Abril a Maio, os atrasos dos navios nos portos diminuíram novamente em Junho. Dado que a grande maioria dos serviços nas rotas do Extremo Oriente - Europa e outras rotas do Extremo Oriente - Costa Leste dos EUA são atualmente desviadas em torno do continente africano, os navios nelas utilizados já não conseguem satisfazer as necessidades do Médio Oriente que costumavam fazer no passado. Assim, portos como Jebel Ali, Salalah, Jeddah ou King Abdullah já não são cobertos por alguns serviços de alta capacidade, fazendo com que aumentem os volumes de transbordo nos centros do Estreito de Singapura, Tanjung Pelepas ou
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