O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, coordenou uma reunião nesta semana debateu a dragagem das hidrovias e dos canais de acesso com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício de Oliveira Galvão. O encontro híbrido foi promovido pelo deputado federal Márcio Biolchi, em razão dos recentes eventos climáticos que atingiram o Rio Grande do Sul.
A hidrovia e o canal de acesso ao Porto do Rio Grande se constituem como o caminho natural para o encontro das águas provenientes das enchentes com o Oceano Atlântico e durante o escoamento muitos materiais foram trazidos pela correnteza e assoreados no fundo, causando diminuição das profundidades e obrigando a redução do calado para a segurança da navegação.
A Portos RS é responsável pela manutenção do sistema hidroviário e a situação de assoreamento causada pelo pós-enchente compromete as atividades, pois limita o acesso das embarcações no complexo portuário. Nos últimos dias foi iniciada uma batimetria para promover a dragagem e recuperar as profundidades existentes no cenário anterior às inundações.
A partir de agora, com a apresentação dos resultados da batimetria, do volume a ser dragado e dos valores para a execução da obra, o DNIT se compromete em realizar o desenvolvimento do projeto, no prazo máximo de 15 dias, para que seja encaminhado ao Ministério de Portos para o processo de contratação e definição da data de início da dragagem.
Participaram da reunião pela Portos RS os diretores de Gestão, Administrativa e Financeira, João Alberto Gonçalves, de Meio Ambiente, Henrique Ilha, de Operações, Romildo Bondan, de Infraestrutura, Lucas Meurer, e de Relações Institucionais, Sandro Oliveira, além do chefe de gabinete da presidência, Flávio Ferreira, do superintendente regional do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, e do diretor de infraestrutura aquaviária do DNIT, Erick Moura.
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