terça-feira, 11 de junho de 2024

Preços dos contêineres na China sobem 45% por causa da escassez de capacidade e de demanda


Um aumento espetacular de 45% nos preços dos contêineres na China em maio, em meio ao avanço da alta temporada, é reconhecido pelo último relatório Container xChange, que descreve que este mercado no país asiático esteve muito instável no mês passado, atingindo preços que ultrapassaram todos expectativas. Em detalhes, os preços médios dos contêineres High Cube de 40 pés nos principais portos da China aumentaram de US$ 2.240/TEU em abril para US$ 3.250/TEU em maio (+45%).

Os preços atingiram cerca de US$ 1.698/TEU em novembro de 2023 e cerca de US$ 7.178/TEU em setembro de 2021 (no auge do boom da Covid). De acordo com a Container xChange, a escassez de capacidade e os aumentos inesperados na procura são os principais impulsionadores do aumento dos preços. A capacidade (de contêineres e navios) é baixa porque os desvios do Mar Vermelho esgotam as redes de companhias marítimas que pretendem essencialmente manter viagens semanais na rota Ásia-Europa, para as quais devem mobilizar navios adicionais

sto, no entanto, reduz a margem de erro, tornando a gestão de perturbações inesperadas muito desafiadoras. Além disso, os desvios e o subsequente “reequilíbrio” das redes de transporte marítimo levaram a perturbações subsequentes, como o congestionamento dos portos, uma vez que as alterações de curto prazo nos itinerários e a “lotação de navios” fizeram com que alguns portos enfrentassem picos de desempenho.

Mas, à semelhança do que se pode esperar numa autoestrada, “os picos de desempenho provocam engarrafamentos, neste caso de navios e contêneres”,  explica o relatório. Em segundo lugar, foi observado um aumento inesperado na procura de capacidade, à medida que os proprietários de carga antecipam os seus envios para evitar incertezas devido a possíveis perturbações no resto de 2024.

“Os proprietários de carga estão antecipando as datas de envio a demanda do consumidor e os pedidos às fábricas estão fracos”, explica Christian Roeloffs, CEO da Container xChange. Roeloffs salienta que os gastos dos consumidores nos Estados Unidos aumentaram apenas 2% no primeiro trimestre de 2024, abaixo da estimativa antecipada de 2,5% e marcando também o aumento mais baixo em três trimestres.

Por outro lado, explica Roeloffs, “os stocks a retalho nos Estados Unidos, excluindo automóveis, aumentaram apenas 0,3% mensalmente em Abril de 2024, após uma queda de 0,4% em março de 2024, indicando que o reabastecimento pelos retalhistas é apenas cauteloso. Além disso, as novas encomendas de bens manufaturados em abril subiram US$ 4,3 bilhões, um aumento de 0,7%, para US$ 588,2 bilhões, enquanto as remessas aumentaram US$ 5,9 bilhões, ou 1%, para US$ 590,2 bilhões, indicando uma forte demanda no mercado de transporte marítimo e logística de contêineres. .

No entanto, contrariamente à fraca procura estrutural subjacente, a comparação em TEU até agora em 2024, em comparação com o mesmo período em 2023, mostra um aumento médio de 18% na entrada de TEU nos principais portos dos EUA.  Considerando esses dados, de acordo com o relatório, “é evidente que o atual aumento dos preços dos contentêineres não é sustentável a longo prazo, uma vez que não é apoiado por uma forte procura subjacente”.

Além disso, as preocupações com os mercados de trabalho e as taxas de juro elevadas tornam provável que os consumidores reduzam os gastos, o que poderá levar a uma diminuição da procura de bens e, consequentemente, a uma redução nos volumes de remessas no curto prazo, a menos que a recuperação da procura se torne mais forte e a capacidade de oferta aumenta, intensificando a absorção de capacidade.

“Tendo em conta estes fatores, esperamos que os elevados preços dos contentores que temos visto nos últimos meses não sejam sustentáveis”, projeta Roeloffs, acrescentando que “à medida que a corrida inicial para repor os stocks diminui e a procura real por parte dos consumidores e das empresas permanece estável, é possível antecipar uma estabilização ou mesmo uma descida dos preços dos contentores a médio prazo. Além disso, o mercado apresenta sinais de instabilidade impulsionados por factores de curto prazo, em vez de um aumento sustentado da procura".

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