terça-feira, 4 de junho de 2024

Maersk recebe o último de uma série de dez navios para transporte de frutas nas rotas norte/sul das Américas


O estaleiro chinês Yangzijiang Shipbuilding (YZJ) entregou o porta-contêineres de propulsão convencional “Yellowstone” ao armador japonês Mitsui & Co. O novo navio de 3.600 TEU é o último de uma série de dez navios gêmeos de propulsão convencional que a Mitsui & Co (8 navios) e Nissen Kaiun (2 navios) fretam a Maersk sob contratos de fretamento de longo prazo.

Os dez novos navios da Maersk são compactos, com comprimento de apenas 200,00 m e boca de 36,40 m (14 fileiras). Eles estão totalmente equipados com três guindastes montados na linha central. Além disso, são movidos por motores diesel da série MAN B&W 6G 70ME-C10.5. Este tipo de motor produz 16.980 kW para uma velocidade de serviço de até 20 nós.

Enquanto isso, a eletricidade para contêineres refrigerados é fornecida por meio de 750 conexões. Cabe ressaltar que os novos navios da Maersk se adaptam às necessidades de transporte de cargas de frutas nas rotas regionais norte-sul das Américas. O novo “Maersk Yellowstone” fará a sua primeira viagem da China para Tanjung Pelepas, na Malásia. Sua implantação adicional ainda não foi revelada.  

Com a série de dez navios concluída, acredita-se que a Maersk esteja em negociações avançadas para outra série de embarcações de tamanho semelhante, desta vez com propulsão dupla de metanol. No final de 2023, foi relatado que a armadora estava estudando amônia e metanol como opções de combustível e a companhia marítima então supostamente optou pelo metanol e fez pedidos ao estaleiro G

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