quinta-feira, 27 de junho de 2024

Preços de navios capesize usados estão 23% mais caros em maio, desestimulando o investimento neles


É pouco provável que investir em navios Capesize usados ​​a valores atuais gere retornos suficientes para justificar os riscos associados e o custo de capital, com base nas projeções de taxas de fretamento de longo prazo para este tamanho, indica uma análise da Drewry. A consultora acrescenta que as compras de segunda mão no mercado Capesize aumentaram desde o final de 2023, e as transações de janeiro a maio de 2024 duplicaram em termos homólogos e superaram as transações anuais no período 2020-22.

Além disso, os valores dos navios com cinco anos têm apresentado uma tendência ascendente desde agosto de 2023 e dispararam 23% em termos anuais em maio de 2024, atingindo um nível historicamente elevado de 62 milhões de dólares. De acordo com Drewry, a agitação do mercado é atribuída a uma perspectiva positiva a longo prazo baseada em fortes fundamentos do lado da oferta, justapostos a tendências promissoras da procura.

A relação carteira de encomendas/frota era de apenas 6,1% (em termos de dwt) no final de maio de 2024, enquanto a procura por navios Capesize deverá crescer a uma CAGR de 3,1% nos próximos cinco anos, a mais elevada entre todos os tamanhos de navios. Além disso, a demanda sustentada por minério de ferro e a crescente demanda por bauxita sustentaram a alta demanda por navios Capesize.

Como o mercado charter desafiou a fraqueza sazonal no primeiro trimestre de 2024, as taxas permaneceram historicamente altas. As taxas de fretamento dinâmicas, juntamente com o aumento dos preços dos navios usados, resultaram num rácio preço/EBITDA modesto, levando os compradores a comprar mais navios durante este período.

No entanto, apesar das perspectivas positivas para a procura e dos lentos acréscimos de capacidade esperados no mercado nos próximos três anos, devido às entregas programadas limitadas de novos navios, os preços atuais dos navios em segunda mão, segundo Drewry, estão “sobreaquecidos, ”sugerindo que o investimento a preços correntes pode não proporcionar os retornos esperados pelos compradores.

Para a consultoria, um investimento de US$ 62 milhões em um navio Capesize com prazo de 5 anos deverá oferecer uma taxa interna de retorno (TIR) ​​de 4,5%, significativamente inferior ao Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) de 7,9. %. Da mesma forma, a TIR sobre o capital para este investimento é de 3,2%, o que compara com o custo de capital de 9,1%. Drewry explica que eles chegaram a resultados semelhantes nos outros dois cenários, onde usaram previsões de taxas de afretamento de 1 ano e projeções de contratos de frete a termo em seu modelo de TIR, resultando em uma TIR de projeto de 6,5% e 3,5%, respectivamente.

Entretanto, recorrendo à análise do VAL, chegaram a um Valor Presente Líquido (VPL) do capital de 13,2 milhões de dólares negativos e a um VAL do projecto de 14,4 milhões de dólares negativos, “o que sugere que o investimento num navio de cinco anos, o velho Capesize não-verde, a preços atuais não é lucrativo”, afirma Drewry.

A consultora destaca ainda que se um navio semelhante tivesse sido adquirido há seis meses por 48 milhões de dólares, a TIR do projeto teria sido de 7,5%, três pontos percentuais a mais que a TIR do projecto gerada pelo investimento a preços correntes. “A TIR das ações teria sido bem maior anteriormente, 8,2%, ante 3,2% no cenário atual, quando o mercado de segunda mão está superaquecido”, finaliza Drewry.

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