quarta-feira, 19 de junho de 2024

Redução de cancelamentos de itinerários reflete uma grade de maior previsibilidade nas escalas

“Em um mercado instável e com escassez de oferta, é bom ver que as coisas estão começando a melhorar”, diz Philip Damas, diretor geral e chefe de consultoria em cadeia de suprimentos da Drewry, que sugere que talvez os serviços de transporte de contêineres estejam se tornando mais previsível. Segundo os dados da Drewry, indica que “estamos chegando a esta fase: as companhias marítimas estão adicionar=ndo novos serviços ou restabelecendo os antigos, ampliando significativamente a oferta para a época alta.

Além disso, o aumento da concorrência está elevando a gama de opções de envio disponíveis. “Enquanto isso, companhias marítimas estabelecidas [ou dominantes] estão trabalhando para restaurar alguns de seus itinerários interrompidos.” Segundo o analista da Drewry, as companhias marítimas irão adicionar 10 serviços na rota Trans-Pacífico e quatro entre a Ásia e o Norte da Europa entre maio e julho.

Um fato notável, destaca, é que, depois de ter sido reduzido após o fim do boom pandêmico, o número de companhias marítimas concorrentes voltará a aumentar: a Ellerman voltará a entrar na rota Ásia-Europa e a SeaLead e a BAL Container Line na rota Rota Transpacífica: Drewry também espera que a entrega de novos navios continue reduzindo a escassez de capacidade em horários de transporte interrompidos.

Isto significa que o número de viagens em branco por companhias marítimas também está diminuindo (ver gráfico abaixo). De acordo com Drewry, o número de viagens em branco na rota Transpacífico e Ásia-Norte da Europa/Mediterrâneo diminuirá de 62 em maio para aproximadamente 51 em junho e menos de 41 em julho.

No entanto, para Drewry, é agora demasiado cedo para dizer que os serviços de transporte são muito previsíveis.
O congestionamento portuário continua a ser crônico em muitos portos da Ásia e do Mediterrâneo. O encerramento do Canal de Suez continua a atrasar navios e cargas. Além disso, existe o risco de ataques portuários nas costas leste e do Golfo dos EUA, tornando o planeamento ainda relativamente incerto e aberto a novas

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