sexta-feira, 7 de junho de 2024

Tarifas spot na rota Shanghai/Santos são proporcionalmente as mais caras do mundo

As taxas de frete marítimo spot têm aumentado rapidamente desde o início de abril devido a uma combinação de forte demanda de carga na China e escassez de navios. Agora, um olhar mais atento às várias combinações de portos no comércio marítimo profundo (excluindo intra-Australásia) indica que a taxa spot mais elevada é actualmente cobrada na rota Xangai-Santos. Isso considera dados do Shanghai Containerized Freight Index (SCFI).

Acontece que, desde 15 de março de 2024, quando esta taxa spot se situou em US$ 2.530/TEU na referida rota, observou um aumento contínuo semana após semana até o patamar atual de pouco mais de US$ 7.400/TEU. Levando em conta a distância de navegação (10.910 nm através do Cabo da Boa Esperança), as companhias marítimas ganham agora 67,9 centavos de dólar dos EUA/milha náutica (nm).

Um enorme aumento em comparação com os 20,5 cêntimos/milhão há exactamente um ano, mas ainda abaixo dos 94,6 cêntimos/milhão do início de Janeiro de 2022. A rota Xangai-Norte da Europa é menos lucrativa. A maior distância de navegação pelo Cabo da Boa Esperança gera uma receita de apenas 27,2 centavos/milhão, a mais baixa do porto chinês. No entanto, isto ainda representa um aumento substantivo.

Os lucros durante a pandemia atingiram nada menos que 73,9 centavos/milhão nesta rota no início de janeiro de 2022. As taxas spot de Xangai para os portos da Costa Oeste dos EUA (USWC) atingiram US$ 6.168/FEU. Ao estimar a receita/milhão por slot de um TEU, as companhias marítimas estão consequentemente ganhando na rota Xangai-Los Angeles, 53 centavos/milhão, em comparação com apenas 14,3 centavos/milhão um ano atrás e 68,7 centavos/milhão durante a pandemia (janeiro 7, 2022).

A maior distância de navegação na rota Xangai-Nova Iorque (10.587 milhas náuticas através do Canal do Panamá) explica uma renda inferior de 34 centavos/milhão. Isto representa um aumento significativo ano após ano (12,4 centavos/milhão), mas ainda longe dos ganhos de 55,9 centavos/milhão em janeiro de 2022. É notável que o frete spot na rota Xangai-Mediterrâneo Ocidental tem estado bem acima das taxas para o norte da Europa desde março de 2022.

Há um ano, quando as principais rotas Ásia-Europa ainda utilizavam o Canal de Suez, a receita por milha náutica entre Xangai-Génova foi de 19 centavos/milhão, mais que o dobro do nível do norte da Europa. Agora, a distância de navegação na rota Xangai-Gênova aumentou de 8.630 para 13.500 milhas náuticas, e seu rendimento de 34,9 centavos/nm ainda é superior ao da rota Xangai-Roterdã, que atinge 27,2 centavos/nm.

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