Segundo relatos oficiais, quando a draga se preparava para iniciar suas operações, o comboio tentava cruzar a área, mesmo fora do horário estabelecido pelas autoridades, portanto o canal de navegação já estava fechado de acordo com coordenação de controle de tráfego entre as autoridades de navegação do Paraguai e da Argentina.
Sem tentar frear a marcha, segundo informaram fontes da Paraguai Fluvial, o rebocador com comboio realizou uma manobra que acabou atingindo a draga. O acidente provocou uma situação que afetou todo o tráfego fluvial do Rio Paraguai, uma vez que a draga ficou inoperante no momento mais sensível para a navegabilidade do rio.
Por outro lado, o dano causado ao comboio equivale a uma quantia milionária e seriam necessários mais de 30 dias de trabalho para torná-lo novamente operacional, sem contar o tempo sem operação devido à necessidade de transportá-lo para uma área onde o tarefas de dragagem podem ser realizadas.
A “Damen CSD 500” é um equipamento recentemente adquirido e incorporado à frota da T&C Engineering cuja eficiência foi altamente demonstrada quando em situações anteriores conseguiram libertar precisamente o passo do Queso em tempo recorde. As autoridades de navegação do Paraguai estão investigando as circunstâncias para determinar com precisão o motivo pelo qual o comandante do rebocador “San Martin I” tomou a decisão de avançar mesmo com o canal de navegação fechado.
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