terça-feira, 2 de abril de 2024

Colisão de navio contra ponte em Baltimore provoca prejuízos principalmente ao setor automotivo

A colisão do porta-contêineres “Dali” contra uma ponte à entrada do porto de Baltimore terá as piores consequências no setor automomotivo, uma vez que é a maior instalação portuária para a mobilização de carga Ro-Ro nos EUA, muitos dos quais são veículos de passageiros. O terminal é particularmente importante para os fabricantes de veículos alemães que transportam carros montados europeus para os EUA.

Existem dois terminais Ro-Ro em Baltimore, um dos quais é um terminal exclusivo da Volkswagen que manuseia e processa veículos e mantém estoque de carros nos estados do leste dos EUA. Esta instalação fica ao sul da ponte que desabou e a Volkswagen informa que não foi afetada.

O outro, o Terminal Mid-Atlantic, parece ter sido afetado e há relatos de vários operadores de navios Pure Car e Truck Carrier desviando seus navios de Baltimore para portos vizinhos, como Wilmington. Considerando a dimensão de Baltimore para o comércio Ro-Ro, é provável que partes da cadeia de abastecimento automotiva sofram perturbações significativas.

Os problemas específicos encontrados podem residir na capacidade de outros portos encontrarem mais mão-de-obra para o processo ainda bastante “manual” de descarga de veículos de navios ro-ro e seu subsequente processamento. A Volkswagen possivelmente permitirá que remessas que não sejam suas sejam descarregadas em seu terminal, embora isso ainda levante a questão de onde armazenar e processar os carros. É provável que surjam problemas com o transporte terrestre de veículos.

Cabe ressaltar que os terminais Ro-Ro também movimentam outros tipos de carga, principalmente cargas superdimensionadas e pesadas. Eles também podem ter dificuldade em encontrar alternativas.

Além disso, a perturbação pode ter implicações na exportação e importação de produtos agrícolas a granel e possivelmente de carvão, uma vez que Baltimore tem dois terminais de carvão que são normalmente utilizados para exportação. Já a posição de Baltimore na mobilização de contêineres não é insubstituível. O terminal de contêineres Seagirt do porto de Maryland  movimentou 1,1 milhão de TEUs em 2023 em comparação com Los Angeles, que registrou volumes de 8,6 milhões de TEUs, e Nova York/Nova Jersey, que movimentou 7,8 milhões de TEUs.

Em termos de operações de contêineres, Baltimore é cada vez mais ofuscada pelos portos da Geórgia, como Savannah. No mercado atual, outros portos da Costa Leste dos Estados Unidos provavelmente terão capacidade para absorver os volumes de contêineres deslocados de Baltimore.

 

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