terça-feira, 9 de abril de 2024

Frota mundial de porta-contêineres ganha 41 novos navios somente em março


A onda de entregas de navios porta-contêineres está a todo vapor, com 41 novos navios ingressando na frota global em março. No total, os estaleiros chineses, sul-coreanos e japoneses entregaram cerca de 260 mil milhões de TEUs de capacidade. Apenas o grupo chinês CSSC entregou oito navios com capacidade total de cerca de 61.400 TEUs.

Esses navios vão desde o Neo-Panamax Maxi (NPX) “MSC LELLA”, construído pela DSIC, até o navio padrão Bangkokmax (BKX) “EVER CHART”, construído por Guangzhou Wencong. Outros grandes construtores de navios porta-contêineres eram do setor privado, como a Yangzijiang Shipbuilding, com quatro navios e 37.900 TEUs.

Enquanto isso, o grupo sul-coreano KSOE (também conhecido como Hyundai) construiu oito navios com 33,8 mil TEUs. Os estaleiros chineses representavam mais da metade (56%) da capacidade total, com 24 navios e 145,3 mil TEUs, seguidos pelos coreanos, com 14 navios e 92,8 mil TEUs (36%). O Japão entregou quatro novos navios porta-contêineres e 20,9 mil TEUs (8%).

O maior dos novos navios porta-contêineres foi o “BUSAN EXPRESS” da Hapag-Lloyd, movido a GNL e construído pela Hanwha Ocean (anteriormente DSME) da Coreia do Sul. Foi também o único novo navio Megamax. Além disso, foram entregues dez navios Neopanamax das variedades compacto (335,00 m, cerca de 14 mil TEUs) e Maxi (336,00 m, até 16,6 mil TEUs). Nove novos Bangkokmax de cerca de 1.800 TEUs também foram adicionados à frota.

Com 35 unidades e 207,4 mil TEUs, a grande maioria das novas embarcações vêm com propulsão convencional, embora muitas delas sejam classificadas como “prontas para GNL ou metanol”. Este termo bastante confuso, na verdade, significa apenas "pronto" para a adoção de combustíveis alternativos, o que geralmente significa que eles precisam ser convertidos.

Apenas três dos novos navios (47.200 TEUs) estavam prontos para GNL no momento da entrega: um Megamax para a Hapag-Lloyd, um navio porta-contêineres de médio porte para a ZIM e um Euro-Feeder especialmente construído para a CMA CGM. Por sua vez, a X-Press recebeu dois alimentadores de metanol bicombustível de 1.170 TEU.

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