segunda-feira, 29 de abril de 2024

Companhias de navegação se animam com incremento nas tarifas de fretes para maio


O Shanghai Containerized Freight Freight Index (SCFI) registrou na semana passada seu terceiro ganho semanal consecutivo e, embora os aumentos recentes nas taxas tenham sido poucos, para a Linerlytica esta tendência preparará o terreno para uma série de novos aumentos de taxas importantes que as operadoras acabaram de anunciar. para maio. Isto ocorre porque a utilização da capacidade está aumentando em todas as principais rotas devido à maior demanda do mercado, o que ajudará os esforços das companhias marítimas para estabelecer aumentos gerais de tarifas (GRIs).

As taxas spot conseguiram manter o seu nível, apesar das entregas de novos navios continuarem a um bom ritmo. Isto se deve à escassez de capacidade causada pela navegação através da rota mais longa do Cabo da Boa Esperança para conectar a Ásia à Europa e à costa leste dos Estados Unidos, bem como às implantações de serviços adicionais no verão (norte), eles continuam a absorver todos os oferta disponível. O Índice Mundial de Contêineres (WCI) da Drewry registrou um aumento semanal de 2% na rota Xangai-Roterdam, para 3.056 dólares/FEU, um valor 92% superior ao do ano passado; enquanto na rota Xangai – Nova Iorque sofreu uma queda semanal de 2% para 4.369 dólares/FEU, valor por sua vez 57% superior ao de 2023.

Segundo a Linerlytica, as taxas de contrato (de longo prazo) no Transpacífico estão sendo fixadas entre 10% e 20% acima dos níveis do ano passado, e os níveis atuais estão pressionando os proprietários de carga a concluir negociações com taxas mais elevadas. Ainda na rota Ásia e Europa, também foi detetado um aumento na semana passada, ao qual se junta a crescente convicção de que as companhias marítimas conseguirão manter os aumentos de tarifas anunciados para maio.

O ambiente das taxas de frete é um impulsionador óbvio do mercado de leasing de contêineres. Uma análise acumulada no ano das transações globais de leasing de contêineres realizada pela Container xChange confirma isto ao reportar um aumento nas taxas médias desde o início de 2024, indicando um aumento na procura de serviços de leasing de contêineres e um maior encargo financeiro para os proprietários, apontando para um aumento.

“As taxas de arrendamento unidirecional de contêineres da China para a América do Norte aumentaram particularmente em 2024, e o aumento se deve principalmente a um delta crescente de preços de contêineres entre a China e os EUA”, comenta Christian Roeloffs, diretor executivo da Container xChange. Além disso, de acordo com a análise de abril de 2024, os preços na maioria das regiões são mais elevados em comparação com a de abril de 2023, indicando um aumento global dos preços durante o ano.

O Container xChange destaca especialmente o aumento homólogo dos preços de leasing nos portos chineses de Dalian: 2.294 dólares – (34,59%); Ningbo: US$ 2.174 (18,63%), Qingdao: US$ 2.090 – (21,34%); Xangai: US$ 2.087 (19,57%) e Xiamen: US$ 2.080 (25,17%). Um aspecto fundamental para determinar o rumo que os volumes transportados pelas companhias marítimas estão tomando é o comportamento da demanda.

Uma análise da Sea-Intelligence descobriu que, em 2019, os consumidores dos EUA gastaram uma média de 10,2% do seu consumo em bens relacionados com bens recreativos e veículos. Em fevereiro de 2024, esse número aumentou para 14,7%. Isso é bom para o mercado de contêineres? À primeira vista sim, mas uma análise mais detalhada dos gastos dos consumidores mostra um forte crescimento em bens que não são tradicionalmente transportados em contentores. Para a Sea-Intelligence, isto representa um desafio para as companhias marítimas, uma vez que o crescimento da economia - tradicionalmente um fator relacionado com a prosperidade dos negócios das companhias marítimas - não está conduzindo ao crescimento esperado nos volumes de contêineres.

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