sexta-feira, 19 de abril de 2024

Portos chineses consolidam em 2023 liderança e controle do mercado mundial


Os portos da China reforçaram o seu domínio no mercado global em 2023, ao representarem 51% do movimento de contêineres dos 30 principais portos do mundo (em 2022 representaram 49%), registrando outro ano forte de crescimento e Qingdao (foto) teve o maior aumento de todos, movimentando cerca de 30 Mteu no ano passado  e competindo agora com Shenzhen pela posição de quarto maior porto de contêineres do mundo. de acordo com o ranking Top 30, divulgado recentemente pela Alphaliner.

Entretanto, o maior porto de contêineres do Médio Oriente, Dubai/Jebel Ali, entrou mais uma vez no ranking dos 10 principais portos de contentores em nível mundial, ultrapassando o maior porto da Europa e demonstrando a magnitude da crise econômica na Europa. Além disso, como previu a Alphaliner, estava à frente de Hong Kong, que registrou o sétimo ano consecutivo de declínios de volume e que perdeu um terço da sua movimentação de contentores na última década.

O complexo também ultrapassou Roterdã, que havia superado Dubai em 2019, mas perdeu 7% no volume de contêineres em 2023, somando-se à queda de 6% em 2022. O porto holandês foi atingido pela perda quase total de carga russa e por uma contração significativa em procura dos consumidores europeus. Os volumes estão agora 9% abaixo dos níveis de 2019. Antuérpia-Bruges e Hamburgo (a segunda e terceira maiores da Europa), também perderam 7% dos seus volumes durante o ano, embora, ao contrário de Hamburgo, a fusão de Antuérpia com Zeebrugge em abril de 2022 tenha permitido que permanecesse acima dos níveis de 2019.

No geral, os 30 principais portos registraram um crescimento médio de 1,7% ao longo do ano, uma melhoria em relação a 2022. Destaca-se também o porto indiano de Mundra, que avançou duas posições à frente de Colombo e Jacarta. Agora restabeleceu-se firmemente como o principal porto da Índia. Embora Nhava Sheva tenha se aproximado dos 500.000 TEU da Mundra em 2022 e apresentado um crescimento mais acentuado nesse ano, alcançou um crescimento de volume de “apenas” 6,6% em 2023, em comparação com os 11,2% da Mundra.

Por outro lado, o Porto de Nova Iorque/Nova Jersey foi o maior perdedor em 2023, com o desempenho caindo quase 18% em termos homólogos, de 9,5 Mteu para 7,7 Mteu. O porto caiu quatro posições no ranking, passando para o 21º lugar, ante o 17º lugar em 2022. Mas não foi o único nos EUA: Los Angeles, Long Beach e o porto de Savannah, na costa leste, classificados entre os 30 primeiros durante a pandemia, viram o desempenho cair ano após ano -13%, -12% e - 16% respectivamente.

O Top 10 e o percentual de crescimento 2023-2022 foram configurados da seguinte forma: 1) Xangai: (China) 49,1 MTEUs (13,5%); 2) Singapura: (Singapura), 39,0 MTEUs (4,9%); 3) Ningbo-Zhoushan: (China), 35,3 MTEU (28,2%); 4) Qingdao: (China) 30,0 MTEU (16,9%); 5) Shenzhen: (China); 29,9 MTEU (16,0%) 6) Guanzhou: (China) 25,0 MTEU (1,8%); 7) Busan: (Coreia do Sul) 23,1 MTUs (24,9%); 8) Tianjin: (China) 22,1 MTEU (5,4%); 9) LA/LB: (EUA) 16,6 MTEU; 10) Dubai Jebel/Ali: (EUA) 14,4 MTEUs (2,6%).

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