segunda-feira, 22 de abril de 2024

Escalada do conflito no Golfo Pérsico causa efeito dominó no transporte marítimo mundial


O transporte global de contêineres tem sido afetado por numerosos incidentes geopolíticos e ambientais nos últimos tempos, e em plena conformidade com o conceito de que a anormalidade é o novo normal, a escalada do conflito no Oriente Médio, após na madrugada de sábado, 13 de Abril, as forças militares iranianas apreenderam o navio de 14.952 TEU “MSC Aries” que se dirigia para a Índia a partir do porto de Mina Khalifa, em Abu Dhabi. O incidente ocorreu perto do Estreito de Ormuz, porta de entrada para o Golfo Pérsico, levantando preocupações sobre a segurança das cadeias de abastecimento marítimo na região.

Embora Mina Khalifa seja um importante centro de carga conteinerizada, o Golfo Pérsico é também o lar de Jebel Ali no Dubai, que representa 4,6% do volume mundial de carga marítima contentorizada. Na “Lista dos Cem Portos do Lloyd 2022”, Abu Dhabi ficou em 57º lugar, movimentando 3,4 milhões de TEUs em 2021, enquanto Dubai ocupa o 11º lugar com um desempenho de 13,7 milhões de TEUs por ano.  

Mas os efeitos desta nova perturbação não se concentram apenas na área do Golfo Pérsico e teme-se que pouco a pouco os dominós comecem a cair. Na verdade, os dados da Xeneta mostram que Jebel Ali não é apenas um dos portos mais importantes do mundo, mas também é sensível à agitação e ao conflito geopolítico.

Olhando para uma rota importante de Xangai a Jebel Ali, as taxas médias à vista aumentaram 87% à medida que 2023 deu lugar a 2024, atingindo 3.132 dólares/FEU. Isto coincidiu com o aumento da tensão e a eclosão do conflito no Mar Vermelho, com os serviços de transporte de contêineres desviados da região em busca de águas mais seguras em torno da África do Sul. Isto fez com que as taxas nesta rota continuassem a subir, atingindo US$ 3.300/FEU em 15 de janeiro, antes de cair para US$ 2.300/FEU em meados de fevereiro, à medida que os serviços de transporte marítimo começaram a normalizar em relação aos desvios do Mar Vermelho.

No entanto, a consultora nota que o mercado spot reagiu mais uma vez às recentes crescentes tensões geopolíticas, aumentando 32% entre 22 de março e 17 de abril para atingir os 2.849 dólares/FEU. Ainda não se sabe como esta situação afetará o resto das rotas globais, mas por enquanto está claro que a tensão não diminuirá. De acordo com o analista da indústria marítima Lars Jensen, as forças dos EUA no Mar Vermelho engajaram e destruíram 2 drones de ataque na área do Iêmen controlada pelos Houthi.

Embora o ministro das Relações Exteriores iraniano tenha afirmado que “o Irã se esforça para criar um ambiente marítimo seguro no Estreito de Ormuz e no Golfo”, depois de acusar o “MSC Aries” de ter sido “apreendido” devido a violações da lei marítima. Um sinal positivo no sombrio panorama geopolítico talvez seja as perspectivas publicadas pelo Fundo Monetário Internacional para a economia mundial.

A entidade prevê que o PIB global cresça 3,2% tanto em 2024 como em 2025, que é o mesmo nível observado em 2023, mas para 2024 significa uma pequena melhoria em relação à última projeção de janeiro. Embora positivo, o número ainda é modesto e, para piorar a situação para algumas regiões do globo, não será distribuído uniformemente. Por exemplo, a Europa enfrenta um crescimento de apenas 0,8% em 2024 e 1,5% em 2025, e dentro disto espera-se que a Alemanha cresça apenas 0,2% em 2024. No outro extremo da escala, a Índia deverá crescer 6,8% em 2024 e 6,5%. % em 2025.

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