terça-feira, 28 de julho de 2020

Polo agroexportador argentino de Rosario é o mais importante do mundo


          Segundo o último relatório da Bolsa de Rosário (BCR), o nó do porto de Gran Rosario, na Argentina, despachou um total de 79 milhões de toneladas de grãos, farinhas e óleos. Com isto se tornou a área portuária mais importante do mundo para a exportação de mais produtos.
          O polo rosariense aparece à frente do distrito aduaneiro de Nova Orleans, nos Estados Unidos, com 64,45 milhões de toneladas, e o Porto de Santos, no Brasil, com 42,65 milhões de toneladas.Quase 78% das exportações de grãos, farinha e óleo da Argentina saíram do Gran Rosario. O segundo lugar é ocupado pelo nó da Bahía Blanca, com 11%.
          "A Argentina é a terceira no ranking dos exportadores globais de commodities agrícolas em termos de volume, com um total de 98,4 milhões de toneladas exportadas na safra 18/19. O primeiro lugar é disputado pelo Brasil e pelos Estados Unidos" , destacou o BCR em seu relatório.
          A área da Gran Rosario abrange os terminais portuários localizados em 70 km da costa do Rio Paraná, de Arroyo Seco a Timbúes. Nesse pólo de exportação, existem 31 terminais que operam diferentes tipos de carga, dos quais 21 expedem grãos, óleos e subprodutos em todo o mundo.
          O polo de exportação da Gran Rosario foi líder em 2019 em embarques de produtos incluídos no complexo de soja e no milho. No total, foram embarcadas 41,43 milhões de toneladas de feijão e derivados de soja, 87% do total embarcado pela Argentina; e 29 milhões de toneladas de milho em grão, 81% do total na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário