segunda-feira, 6 de julho de 2020

Pandemia da Covid 19 reduz operações do setor aéreo na América Latina

                    A pandemia de coronavírus (Covid-19) mudou as aspirações do setor aéreo. Somente nos últimos meses, a LATAM Airlines deixou a Argentina, reduziu suas operações domésticas no Chile e associou-se à Azul no Brasil, deixando em aberto a possibilidade de aprofundar essa aliança. Enquanto a Avianca Holdings abandonou seus negócios no Peru. Isso pode significar reconfigurar o transporte aéreo na América Latina, enfraquecer a concorrência e aumentar os preços dos ingressos, informou a Reuters.
          Saídas graduais das operações também foram vistas em outras partes da região. A TAME interrompeu sua atividade no Equador e a InterJet reduziu suas operações no México. O vice-presidente da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) para as Américas, Peter Cerda, disse que se "essa tendência continuar, a conectividade na região será afetada (...) Menos conectividade implica menos alternativas e menos alternativas". significa preços mais altos ".
          Analistas do setor garantem que, diante desse cenário, todas as companhias aéreas da América Latina correm o risco de desaparecer. As duas empresas dominantes, LATAM e Avianca, entraram com pedido de proteção contra falência nos Estados Unidos, enquanto auditores da Gol do Brasil buscam maneiras de incluir um aviso formal em suas demonstrações financeiras para incorporar a ameaça de desaparecimento. Enquanto isso, a Azul e a Aeroméxico contrataram consultores para ajudá-los nos planos de reestruturação. Embora a Copa Holdings do Panamá não tenha operado voos desde o final de março.
          A JetSMART, com sede no Chile, é uma companhia aérea que pode se beneficiar da situação, já que considera entrar no mercado local brasileiro. Sua expansão é apoiada pela Indigo Partners, que também tem participação na Frontier, Wizz Air e Volaris no México. Deve-se notar que o fundador da Indigo Partners, Bill Franke, comentou que está avaliando a possibilidade de ajudar no refinanciamento da Avianca, o que poderia aproximar o JetSMART e manter o mercado colombiano a salvo da concorrência.


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