O Governo do
México publicou o Plano 2020-2024 do Ministério das Comunicações e Transportes
(SCT), por meio do qual concedeu à operação portuária a maior importância como
alavanca para o desenvolvimento regional, buscando melhorar as conexões
intermodais, reduzir os custos do país e promover cabotagem, destacou
InfoTransportes.
O plano enfatiza o potencial das
regiões portuárias dos 117 gabinetes e terminais habilitados ao longo de 11 mil
quilômetros de litoral, dos quais 71 são concessionados em 25 Administrações
Portuárias Abrangentes (API) e 14 como API-Federal responsável da Coordenação
de Portos do México.
Dentre os objetivos, destaca-se a
promoção da educação náutica, com o objetivo de elevar para a Universidade o
sistema operado pelo Training and Training Trust para o Pessoal da Marinha
Mercante Nacional (FIDENA). O objetivo é expandir a oferta educacional em
combinação com a Universidade Marítima, para que os profissionais da esfera
marítima se especializem. Ele também busca reforçar os planos de estudo para
que os marinheiros mercantes graduados sejam altamente qualificados e
competitivos em escala global.
Além disso, o objetivo é estabelecer
nós industriais e centros de produção nos portos, a fim de consolidar a rede de
infraestrutura portuária como um gatilho para o desenvolvimento regional,
melhorando a conectividade multimodal para fortalecer o mercado interno
regional.
Cabe ressaltar que no Diário Oficial
da Federação foi formalizado o esquema de Sistemas Portuários e Costeiros
Intermodais (SIPCOS), que buscará integrar soluções comuns na relação
porto-cidade. Além disso, o projeto Transporte Marítimo de Curta Distância
(TMCD), que busca impulsionar as estradas marítimas como alternativa ao
transporte terrestre, foi oficializado.
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