As linhas de
navegação funcionaram bem durante a pandemia global, mas elas estão se
beneficiando da crise? E eles podem fazer algo para evitar mais animosidade por
parte dos remetentes? De acordo com um relatório de Drewry, este é um dos
poucos setores que se pode dizer ter "uma boa pandemia".
Apesar da queda repentina na demanda por seus
serviços, as linhas parecem estar dispostas a ganhar mais dinheiro este ano do
que há muito tempo, já que suas táticas de gerenciamento de crises
(essencialmente cancelamento de serviços) foram recompensadas. resultados.
No último relatório de Container
Forecaster de Drewry, divulgado no final de junho, estima-se que o setor tenha
registrado um lucro operacional (EBIT) de cerca de US $ 1,4 bilhão e uma margem
de 3,2% no primeiro trimestre de 2020, bem acima de a par com o mesmo trimestre
de 2019.
Embora o primeiro trimestre não tenha
sido um teste completo do mecanismo com o qual enfrentou o impacto da pandemia
de coronavírus (Covid-19), uma vez que a maioria dos países não entrou em
quarentena até muito tarde no período, todas as indicações apontam que as
linhas de navegação não apenas sobreviveram ao choque do mercado, mas também se
beneficiaram dele, com taxas spot crescentes e várias companhias de navegação,
que anteriormente vigiavam e agora melhoravam as perspectivas trimestrais e
durante o ano todo.
O mesmo não pode ser dito para outras
partes interessadas. Os NOVCCs viram a demanda de frete e as taxas diárias de
fretamento caírem, enquanto os Receptores de Frete (BCOs) tiveram que lidar com
custos de transporte muito inflacionados, mas com menor qualidade de serviço.
Muitos remetentes passaram por uma renovação de carga, incluindo alguns BCOs
contratados que disseram às linhas de transporte que estão priorizando cargas
pontuais pagas muito mais altas.
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