Uma pesquisa
realizada pela Datamar analisou o comportamento do transporte de contêineres
brasileiro em cada rota comercial entre janeiro e maio de 2020, bem como o
impacto que a pandemia de coronavírus (Covid-19) teve no comércio exterior da ´
País sul-americano.
Segundo o relatório, o desempenho das
exportações tem variado, crescendo, permanecendo estável ou diminuindo,
dependendo da rota comercial em questão. Por outro lado, as importações
registraram uma queda na maioria das rotas.
As exportações para o Mediterrâneo e
o Mar Negro permaneceram praticamente estáveis, com um ligeiro aumento de
0,05%, atingindo 96.738,32 TEUs. Enquanto isso, as importações apresentaram um
aumento de 3,16% em volume, atingindo 75.419,98 TEUs.
No Extremo Oriente, Sudeste Asiático
e Oceania, as exportações cresceram 14,01%, com embarques que registraram um
volume de 291.974,57 TEUs. As importações desta região diminuíram ligeiramente
0,69%, para 421.487,34 TEUs.
O norte da Europa e a região do
Báltico registraram uma queda modesta nas exportações de 1,58%, para 143.732,47
TEUs. Enquanto isso, as importações cresceram 4,08%, para 196.286,79 TEUs.
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